Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
3º
A
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas Data da
proposição do roteiro: 23/03/2020
Período para
realização: 23/03/2020 à 27/03/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: “Ar atmosférico como fonte de matéria prima."
Objetivos: Reconhecer o ar atmosférico como fonte de
matéria prima.
Habilidades: - Reconhecer o ar atmosférico como
formado por uma mistura de gases - Optar pelo processo de destilação
fracionada para separar substâncias com temperaturas de ebulição próximas
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 23/03
até 27/03
Realize as seguintes atividades propostas no Caderno do Aluno:
1) Assista
o vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho
2) Leia o
texto: https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar
3) Texto:
Poluentes. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/
4)Texto:
Histórico da medição da qualidade do ar em São Paulo. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/
5) Assista
a aula no PowerPoint abaixo.
6)
Complete as atividades da sua apostila (caderno do aluno) 1H, 1I e 1J p. 33 e
34.
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo e teorias e entenderem a teoria, uma
aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
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Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
3º
A
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas Data da proposição do roteiro: 27/04/2020
Período para
realização: 27/04/2020 à 01/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Cinética Química
Objetivos: Variáveis
que podem interferir na rapidez das transformações (concentração,
temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador).
Habilidades: Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis
(estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que
podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades
da semana 27/04 até 01/05
1) Assistam a aula que preparei para vocês no youtube. https://www.youtube.com/watch?v=gWQzRNvcwXU
2) Elaborem um resumo em seu caderno.
3) Respondam as questões da atividade.
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo e teorias e entenderem a
teoria, uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
3º
A
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas Data da proposição do roteiro: 04/05/2020
Período para
realização: 04/05/2020 à 08/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Cinética Química - Exercícios
Objetivos: Variáveis
que podem interferir na rapidez das transformações (concentração,
temperatura, pressão, estado de agregação e catalisador).
Habilidades: Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis
(estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que
podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades
da semana 04/05 até 08/05
1) Assistirem a aula que preparei no youtube. https://www.youtube.com/watch?v=gWQzRNvcwXU 2) Elaborarem um resumo em seu caderno. 3) Responderem as questões teóricas da atividade.
4)
Responderem as atividades de múltipla escolha.
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo e teorias e entenderem a
teoria, uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
3º
A
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas Data da proposição do roteiro: 11/05/2020
Período para
realização: 11/05/2020 à 15/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Equilíbrio Químico
Objetivos: - Estado de equilíbrio químico -
coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas.
Habilidades:
- Reconhecer que existem transformações
químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio
químico, em que reagentes e produtos coexistem
- Investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
- Expressar-se e partilhar informações,
sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que leve mão
entendimento mútuo.
|
Roteiro de Estudo
|
Semana
(11/05 a 15/05)
Olá
galera!!!
- Essa
semana iremos trabalhar o conteúdo sobre Equilíbrio Químico!!!
1) Quem já
assistiu a aula do dia 11/05 no cmsp pode rever a aula no youtube (abaixo),
quem perdeu pode vê-la aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=9FPu73jCbNA
2)
Preparei um roteiro para vocês se guiarem, um resumo da aula,
3)
Respondam as atividades
4) Aulas
extras no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=alt6NXPjqTw
https://www.youtube.com/watch?v=VYlMJFBrE1c
https://www.youtube.com/watch?v=7VmHRLIpVXA&t=478s
Quem
quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de
colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo
Classroom.
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo e teorias e entenderem a
teoria, uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
RESUMO
EQUILÍBRIO QUÍMICO
CONSTANTE DE EQUILÍBRIO
Uma
reação química reversível se processa nos sentidos direto e inverso. No início
só existem os reagentes. Após o início da reação direta (v1),
passa então a ocorrer a reação inversa (v2), convertendo
produtos novamente em reagentes.
|
No
início, a concentração de reagentes é máxima e por isso a velocidade da sua
conversão (desaparição) é alta no início da reação e tende a diminuir com o
tempo. Com os produtos, a situação é inversa. Sua concentração inicial é nula e
tende a aumentar com o tempo. Depois de algum tempo as concentrações não se
alteram mais pois o sistema entra em equilíbrio. A partir do instante em que
o equilíbrio é atingido v1 = v2.
|
A equação da velocidade para o processo direto
será: V1 = k1[A]a[B]b
A equação da velocidade para o processo inverso será:
V2 = k2[M]m[N]n
Como no equilíbrio V1 = V2,
temos
k1[A]a[B]b
= k2[M]m[N]n
Então, isolando os valores de k1 e k2,
e substituindo k1/k2 por Kc, temos
|
Kc
é a constante de equilíbrio para o sistema em função da concentração de
reagentes e produtos depois que o equilíbrio é atingido.
Para
equilíbrios gasosos, a constante de equilíbrio para a reação pode ser
dada em função das pressões parciais dos gases participantes. Neste caso temos
Kp.
|
Para equilíbrios heterogêneos, a concentração do
reagente sólido permanece constante durante a reação e por isso não aparece na
expressão do equilíbrio.
CaCO3(s) = CaO(s)
+ CO2(g)
Kc = [CO2]
e Kp = (pCO2)
O valor da constante de equilíbrio nos dá uma dimensão das
concentrações de produtos e reagente quando o equilíbrio é alcançado:
Se Kc ou Kp > 1 a
concentração de produtos predomina sobre a de reagentes.
Se Kc ou Kp < 1 a
concentração de reagentes predomina sobre a de produtos.
Se Kc ou Kp = 1 as concentrações
de produtos e reagentes são iguais.
O valor da constante de equilíbrio só depende da temperatura
e não da concentração ou pressões das espécies participantes.
EQUILÍBRIO QUÍMICO:
DESLOCAMENTO DO
EQUILÍBRIO
Quando um sistema é
deslocado do seu equilíbrio, este se desloca no sentido de anular a ação que
causou o deslocamento.
(Princípio de Le Chatelier)
AÇÃO
SOBRE O EQUILÍBRIO
|
REAÇÃO
DO SISTEMA
|
adição
de reagente
|
favorece
a formação do produto
|
adição
de produto
|
favorece
a formação de reagente (reação inversa)
|
retirada
de reagente
|
favorece
a formação de reagente (reação inversa)
|
retirada
de produto
|
favorece
a formação do produto
|
aumento
da pressão (sistemas gasosos)
|
favorece
a reação no sentido de redução do volume
(lado
com menor número de mols)
|
diminuição
da pressão (sistemas gasosos)
|
favorece
a reação no sentido do aumento do volume
(lado
com maior número de mols)
|
aumento
da temperatura
|
favorece
sentido endotérmico
|
redução
da temperatura
|
favorece
sentido exotérmico
|
EXERCÍCIO
RESOLVIDO
1. (UFRN) O equilíbrio químico se caracteriza por ser uma dinâmica
em nível microscópico. Para se ter uma informação quantitativa da extensão do
equilíbrio químico, usa-se a grandeza constante de equilíbrio. Considere a
tirinha a seguir:
Aplicada ao equilíbrio químico, a ideia que o personagem tem sobre
equilíbrio:
a) É correta, pois, no equilíbrio químico, metade das quantidades
sempre é de produtos, e a outra metade é de reagentes.
b) Não é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de
produtos e as de reagentes podem ser diferentes, mas são constantes.
c) É correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de
reagentes e as de produtos sempre são iguais, desde que o equilíbrio não seja
perturbado por um efeito externo.
d) Não é correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações
dos produtos sempre são maiores que as dos reagentes, desde que o equilíbrio
não seja afetado por um fator externo.
Resposta correta: b) Não é
correta, pois, no equilíbrio químico, as concentrações de produtos e as de
reagentes podem ser diferentes, mas são constantes. No equilíbrio, as
quantidades de produtos e reagentes podem ser calculadas com base na constante
de equilíbrio, e não necessariamente devem ser metade da quantidade de produtos
e a outra metade reagentes.
ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Por que o refrigerante gelado tem gosto diferente do
refrigerante em temperatura ambiente?
2) Defina o que é equilíbrio químico e dê exemplo através de um
gráfico que mostre a formação de reagentes e produtos durante o processo.
3) Em quais reações ocorre o equilíbrio químico?
4) Em relação ao equilíbrio assinale a alternativa incorreta:
a) Não pode ocorrer troca de matéria com o ambiente.
b) A energia não é introduzida ou removida do sistema.
c) A soma das quantidades de matériados reagentes deve ser igual à
soma das quantidades de matéria dos produtos da reação.
d) As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o
tempo.
e) A rapidez é a mesma nos dois sentidosda reação e as
concetrações das espécies envolvidas permanecem interadas.
5) (ENEM/2010) Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que
uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A
explicação desse fato está relacionada á pertubação do equilibrio quimico
existente entre alguns dos ingredientes do produto de acordo com a equação
CO2(g) + H2O(l) ↔ H2CO3(aq)
A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do
refrigerante nas condições descritas, tem como consequência:
a) liberação do CO2 para o ambiente
b) elevação da temperatura do recipiente
c) elevação da pressao interna do recipiente
d) elevação da concentraçao de CO2 no liquido
d) formação de uma quantidade significativa de H2O
6) Quais são os fatores que alteram o estado de equilíbrio químico
nas transformações químicas?
7) Sobre os fatores citados na sua resposta da questão anterior
explique sobre a atuação de cada fator nas transformações químicas.
8) Em relação à uma garrafa de água com gás podemos dizer que é um
fenômeno que envolve equilíbrio químico? Justifique sua resposta.
9) (UFRGS) O
gráfico a seguir foi obtido a partir dos dados de concentração e tempo (t) para
a reação genérica reversível de transformação de X em Y. Pela análise do
gráfico, podemos afirmar que, a partir de 10 min de reação:
a) a velocidade de consumo de X aumenta.
b) Y não é mais formado.
c) a velocidade da reação direta aumenta.
d) o sistema atinge o equilíbrio.
e) a velocidade da reação inversa é nula.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
3º
A
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas Data da proposição do roteiro: 18/05/2020
Período para
realização: 18/05/2020 à 22/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Equilíbrio Químico
Objetivos: - Estado de equilíbrio químico -
coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas.
Habilidades:
- Reconhecer que existem transformações químicas que
não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que
reagentes e produtos coexistem
- Investigar causas, elaborar e testar hipóteses,
formular e resolver problemas e criar soluções.
- Expressar-se e partilhar informações, sentimentos,
ideias, experiências e produzir sentidos que leve mão entendimento mútuo.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana
18/05 até 22/05
Olá queridos alunos!
Continuando com o
assunto sobre equilíbrio químico, essa semana vamos retomar esse conteúdo e
continuar os estudos.
1) Quem assistiu a
aula de química no CMSP ou pela TV (dia 18/05) pode revê-la aqui, e quem
perdeu também pode assisti-la no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=7yJUliUJ2p4
2) Preparei um roteiro
para vocês se guiarem, um resumo da aula.
3) Façam um resumo da
aula em seu caderno e respondam as atividades propostas abaixo.
Quem quiser pode
mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o
seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo e teorias e entenderem a
teoria, uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
RESUMO
EQUILÍBRIO QUÍMICO 2
CONSTANTE DE EQUILÍBRIO
Uma
reação química reversível se processa nos sentidos direto e inverso. No início
só existem os reagentes. Após o início da reação direta (v1),
passa então a ocorrer a reação inversa (v2), convertendo
produtos novamente em reagentes.
|
|
Kc
é a constante de equilíbrio para o sistema em função da concentração de
reagentes e produtos depois que o equilíbrio é atingido.
Para equilíbrios
gasosos, a constante de equilíbrio para a reação pode ser dada em função
das pressões parciais dos gases participantes. Neste caso temos Kp.
|
Para equilíbrios
heterogêneos, a concentração do reagente sólido permanece constante durante a
reação e por isso não aparece na expressão do equilíbrio.
CaCO3(s) = CaO(s)
+ CO2(g)
Kc = [CO2]
e Kp = (pCO2)
DESLOCAMENTO DO
EQUILÍBRIO
Quando um sistema é
deslocado do seu equilíbrio, este se desloca no sentido de anular a ação que
causou o deslocamento.
(Princípio de Le Chatelier)
AÇÃO
SOBRE O EQUILÍBRIO
|
REAÇÃO
DO SISTEMA
|
adição
de reagente
|
favorece
a formação do produto
|
adição
de produto
|
favorece
a formação de reagente (reação inversa)
|
retirada
de reagente
|
favorece
a formação de reagente (reação inversa)
|
retirada
de produto
|
favorece
a formação do produto
|
aumento
da pressão (sistemas gasosos)
|
favorece
a reação no sentido de redução do volume
(lado
com menor número de mols)
|
diminuição
da pressão (sistemas gasosos)
|
favorece
a reação no sentido do aumento do volume
(lado
com maior número de mols)
|
aumento
da temperatura
|
favorece
sentido endotérmico
|
redução
da temperatura
|
favorece
sentido exotérmico
|
ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Classifique
em homogêneos ou heterogêneos os sistemas nos quais ocorrem os equilíbrios a
seguir e escreva a fórmula da constante de equilíbrio (Kc) para cada um deles:
2) Escreva a
equação da constante Kp para os
equilíbrios:
a)
2H2(g) + O2(g) Û 2H2O(g)
b)
2Fe(s) + 3H2O(g) Û Fe2O3(s) + 3H2(g)
c)
C(s) + 2H2(g) Û CH4(g)
d)
CaCO3(s) Û CaO(s)
+ CO2(g)
e)
2SO2(g) + O2(g) Û 2SO3(g)
3) (UFPB) No mundo atual, são produzidas milhões
de toneladas de compostos nitrogenados, entre os quais os fertilizantes são os
mais importantes pelo papel que desempenham na produção de alimentos. Esses
adubos agrícolas nitrogenados são fabricados a partir da amônia, que é
produzida industrialmente através da síntese de Haber-Bosch, descrita pela
seguinte equação:
N2(g) + 3 H2(g)
↔ NH3(g) ∆H = -113 kJ/mol
Considerando a equação e a condição de
equilíbrio do sistema, é correto afirmar que o rendimento da produção de
amônia:
a) diminui com a remoção de NH3.
b) aumenta com a elevação da
temperatura.
c) aumenta com o aumento da concentração
de H2.
d) permanece inalterado com a diminuição
da concentração de N2.
e) permanece inalterado com a redução do
volume do reator.
4)
(FUVEST) No sistema em equilíbrio:
2NO(g) + O2(g)
↔ 2NO2(g) ΔH = -27
A quantidade de NO2 aumenta com a:
a) diminuição de um catalisador.
b) diminuição da concentração de O2.
c) diminuição da temperatura.
d) diminuição da pressão.
e) introdução de um gás inerte.
I. Quando não há mais reagentes, somente
produtos.
II. Quando as concentrações dos reagentes
são iguais às concentrações dos produtos.
III. Quando a velocidade da reação direta
é igual à velocidade da reação inversa.
IV. Quando as concentrações de reagentes
e produtos tornam-se constantes.
V. Quando não existe mais reação
química.
As afirmações corretas são:
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) IV e V
e) III e V
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
3º
A
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas Data da proposição do roteiro: 26/05/2020
Período para
realização: 26/05/2020 à 29/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Destilação
Objetivos: Retomar/revisar o que é uma
destilação simples e uma destilação fracionada;
Habilidades: Optar pelo
processo de destilação fracionada para separar substâncias com temperaturas
de ebulição próximas.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana
de 26/05 até 29/05
Olá queridos alunos;
Essa semana iremos retomar/revisar
o que é uma destilação simples e uma destilação fracionada;
1) Assistam os vídeos
no youtube que separei especialmente para vocês;
https://www.youtube.com/watch?v=S7wFIK31lFg
https://www.youtube.com/watch?v=MR0LfKYVef8
2) Façam um resumo no
caderno de vocês e enviem uma foto, ou
encaminhem o resumo digitado;
Quem quiser pode
mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o
seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para verem os vídeos e teorias e entenderem
a teoria, uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
RESUMO
DESTILAÇÃO
A destilação é uma técnica de
separação de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou
mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação
pode ser um método para separá-las.
Um exemplo de destilação que remonta à
antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela
condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um
mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água
presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e o
álcool.
O petróleo é um exemplo moderno de mistura que deve passar por
várias etapas de destilação antes de resultar em produtos realmente úteis ao
homem: exemplo gasolina, óleo diesel, querosene, asfalto e outros.
O uso da destilação como método de separação
disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase
todos os processos químicos industriais em fase líquida em que seja necessária
uma purificação.
Em teoria, não se pode purificar substâncias
até 100% de pureza através da destilação. Para conseguir uma pureza bastante
alta, é necessário fazer uma separação química do destilado posteriormente.
A destilação tem suas limitações. Não se pode
separar misturas azeotrópicas por destilação comum. Para o processo de
destilação, usa-se um recipiente normalmente de vidro com a mistura dentro. Se
aquece o recipiente e o liquido que tem o ponto de ebulição mais baixo evapora
e vai para o condensador, um aparelho que tem um tubo na parte interna
e outro na parte externa. Na parte externa, se coloca água, que resfria o tubo
da parte interna e assim o gás la dentro condensa, assim se transformando em um líquido e caindo em um Erlenmeyer. Assim, você terá um líquido da mistura em
um recipiente e o resto da mistura em outro.
Destilação
Simples
É o método de separação utilizado para separar o componente
sólido que está dissolvido em um líquido. Durante a realização do processo,
apenas o componente líquido sofre mudança de estado físico. Abaixo segue a
representação da aparelhagem utilizada nesse método.
Esse processo é
aplicado para separar os componentes de misturas formadas por um líquido
normalmente volátil e um sólido não volátil (um sólido que não se vaporiza
facilmente).
No aquecimento da
mistura, quando o líquido entra em ebulição, os vapores formados no balão de
destilação passam para um aparelho chamado condensador. Em contato com as
paredes frias do condensador o vapor transforma-se em líquido novamente e é
recolhido no frasco (béquer). Após a destilação, sobra no balão o sólido com
certo volume de líquido. Por fim, para completar a separação pode-se secar a
mistura numa estufa ou ao ar livre.
Destilação Fracionada
É o produto de
separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é
possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam
propriedades químicas distintas, como o ponto de ebulição.
A destilação
fracionada é usada para separar misturas de líquido miscíveis de dois ou mais
líquidos que possuem temperaturas (TE) de ebulição muito próximas. Essa técnica
é empregada quando se deseja componentes mais puros.
Os vapores
formados durante o aquecimento da mistura entram na coluna de fracionamento. Os
componentes menos voláteis (os que têm temperatura de ebulição mais alta) se
condensam, retornando ao balão. Os mais voláteis atravessam a coluna e se
condensam ao passar pelo condensador, e são recolhidos no Erlenmeyer na forma
líquida.
ATIVIDADE AVALIATIVA
1) Faça um resumo sobre destilação simples e destilação fracionada
com suas próprias conclusões e palavras.
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