Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 23/03/2020
Período para
realização: 23/03/2020 à 27/03/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Concentração de Soluções
Objetivos: Conhecer e estudar a concentração de
soluções
Habilidades: -Reconhecer as unidades de
concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L;
-Preparar soluções a partir de informações
de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções mais
concentradas;
- Expressar e
inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1, ppm e % em
massa);
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 23/03
até 27/03
Entre no simulador Phet, link abaixo https://phet.colorado.edu/sims/html/concentration/latest/concentration_pt_BR.html
Realize a atividade 5 da apostila do caderno do aluno, p. 35
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 27/04/2020
Período para
realização: 27/04/2020 à 01/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Qualidade e Tratamento da Água
Objetivos: Tratamento
de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH.
Habilidades: Aplicar conceitos de separação de
misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os
processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 27/04 até 01/05
1) Revisem a matéria já explicada e dada em sala de aula do caderno do
aluno, p. 31
3) Elaborem um resumo sobre o vídeo e a aula revisada.
4) Enviem, ou por aqui, ou no meu e-mail, não esqueçam de colocar nome
e série. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 04/05/2020
Período para
realização: 04/05/2020 à 08/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Potencial Hidrogeniônico (pH)
Objetivos: Tratamento de água e cálculos de pH
Habilidades: - Realizar cálculos de pH
referente ao tratamento da água.
- Avaliar a
necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre
o seu tratamento e
consumo.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana
04/05 até 08/05
Retomada das aulas de química, sobre o conteúdo de
pH que estava sendo
desenvolvido em sala de aula, para os alunos relembrarem, retomarem e aprimorarem
o aprendizado....
1) Para os alunos
olharem o caderno para relembrar o conteúdo de pH.
2) Assistirem a vídeo
aula abaixo no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=IwHmoHfWj60
3) Verificarem o
resumo que disponibilizei anexado;
4) Elaborarem um
resumo a partir dos itens 1, 2 e 3
5) Resolverem os
exercícios dado no resumo;
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 11/05/2020
Período para
realização: 11/05/2020 à 15/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Tratamento da Água (retomada)
Objetivos: Tratamento de água por filtração, flotação,
cloração e correção de pH.
Habilidades: - Aplicar conceitos de separação de
misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os
processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano.
- Avaliar a
necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre
o seu tratamento e
consumo.
|
Roteiro de Estudo
|
Semana (11/05 a 15/05)
Olá galera!!!
- Essa semana iremos
retomar o conteúdo sobre tratamento da água!!!
- Já estudamos em sala
de aula (presencial), já estudamos aqui no Classroom, agora como estão
passando no CMSP (aplicativo do centro de mídias), vou aproveitar para vocês
revisarem a matéria e executarem uma avaliação sobre ela.
1) Quem já assistiu a
aula do dia 11/05 no cmsp pode rever a aula no youtube (abaixo), quem perdeu
pode vê-la aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=FV4v9eS5dEU
2) Preparei um roteiro
para vocês se guiarem, um resumo da aula,
3) Respondam as
atividades
Quem quiser pode
mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o
seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
RESUMO
Processo de
tratamento de água
A água tratada que é consumida nas casas passa por um
longo percurso antes de despontar na boca da torneira. Nas cidades que contam
com uma rede de abastecimento adequada, a água é captada nos mananciais e
submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção, para só então
ser distribuída para as residências.
A realização de um processo de tratamento desde a
captação em rios, lagos ou poços é fundamental, principalmente para a saúde da população. Isso porque, com frequência, a água dos mananciais está
contaminada por vírus, bactérias e impurezas capazes de disseminar inúmeras doenças,
que vão desde cólera até gastroenterite.
O ideal é que o ciclo de saneamento não pare no
abastecimento. Nas cidades que já contam com rede de esgoto, os resíduos da
água que foi utilizada em casas e residências escoam para uma rede de coleta e
depois para a estação de tratamento de esgoto, onde passam por novas etapas de higienização e podem
ser lançados de volta ao ambiente sem causar danos à natureza.
Hoje, estima-se que 83,3% da população brasileira já
tenha acesso à água tratada. O desafio está em universalizar essa oferta e também
os serviços de esgoto, que ainda se restringem a 51,92% das pessoas.
Captação em poços x mananciais
Cada município adota diferentes técnicas para realizar o
seu tratamento de água, de acordo com as características e necessidades
específicas de sua rede de abastecimento. Quando a captação acontece em poços,
o tratamento é mais simplificado, com a adição de flúor, para prevenção à
cárie, e de cloro, para destruir microorganismos causadores de doenças.
Nos casos em que a captação é realizada em rios e lagos,
o mais frequente é que a água seja direcionada para uma estação de tratamento
de água (ETA). Por aqui, nós reunimos algumas etapas mais frequentes dentro do
funcionamento de uma ETA, para que você conheça pelo menos um pedaço do caminho
que a água faz até chegar à sua casa.
Circuito de tratamento de água
1. Captação
A água é captada em rios e mananciais, ainda com
resquícios de sujeira e bactérias.
2.Adução
Por meio de bombas, leva a água captada até a ETA.
3.Coagulação
Consiste na adição de sulfato de alumínio à água captada.
Esse produto favorece a união das partículas e impurezas da água, facilitando a
remoção na decantação
4. Floculação
Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica,
para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.
5. Decantação
Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam
e são separados do restante do líquido.
6. Filtragem
Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina,
cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de
resíduos.
7. Desinfecção
Água recebe adição de cloro, flúor e controle do pH.
8. Reservação
A água filtrada e tratada na ETA é armazenada em
reservatórios para ser distribuída para a cidade.
Manter sua casa ligada à rede de abastecimento da sua cidade é uma boa forma de garantir a qualidade da água que
será consumida pela sua família.
ATIVIDADES AVALIATIVAS
1)
Podemos beber a àgua do Rio Tietê?
2)
Como fazer com que a água poluída dos rios se torne própria para o consumo?
3)
O que é necessário fazer para obter água limpa para o consumo?
4)
Como construir uma estação de tratamento de água na escola?
5)
Lembrando do experimento do filtro do tratamento de água responda:
a)
Qual a coloração da água que saiu
do filtro?
b)
A água que saiu do experimento é
potável? Podemos beber?
6)
Qual a diferença entre água potável e água pura?
7)
Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?
8)
Por que se adiciona o óxido de cálcio e o sulfato de alumínio no tratamento da
água?
a)
Quais desses reagentes irá interagir com as impurezas, na etapa da floculação do
tratamento de água?
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 18/05/2020
Período para
realização: 18/05/2020 à 22/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Concentração de Soluções 2
Objetivos: Estudar as Concentrações das soluções
Habilidades: - Expressar e inter-relacionar as
composições de soluções (em g/L e mol/L, ppm e % em massa);
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana
18/05 até 22/05
Olá queridos alunos!
Continuando com o
assunto sobre concentração de soluções, essa semana vamos retomar esse
conteúdo e continuar os estudos.
1) Quem assistiu a
aula de química no CMSP ou pela TV (dia 18/05) pode revê-la aqui, e quem
perdeu também pode assisti-la no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=P6xGJoULepE
2) Preparei um roteiro
para vocês se guiarem, um resumo da aula.
3) Façam um resumo da
aula em seu caderno e respondam as atividades propostas abaixo.
Quem quiser pode
mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o
seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
RESUMO
1. Tipos de soluções
Solução é qualquer mistura homogênea.
As soluções podem ser: líquidas (mais comuns): água
potável; sólidas: ligas metálicas; ou gasosas: ar atmosférico.
Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:
• Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em
menor quantidade na solução.
• Solvente é a substância que dissolve o soluto.
Classificação das soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos
classificar as soluções em:
• soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido
igual à sua solubilidade;
• soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido
menor que a sua solubilidade;
• soluções supersaturadas contêm uma quantidade de soluto
dissolvido maior que a sua solubilidade (são soluções instáveis).
Concentração de uma solução
Existem formas diferentes para
mostrarmos a relação entre as quantidades de soluto e de solvente numa solução.
Vamos ver as mais importantes.
Soluto à índice 1: m1 (massa do soluto), V1(volume
do soluto), etc.
Solvente à índice 2: m2 (massa do solvente), V2(volume
do solvente), etc.
Solução à sem índice: m (massa da solução), V (volume da solução), etc.
m = m1 + m2
|
V = V1 + V2
|
n = n1 + n2
|
n = m / V
|
Concentração comum (C)
Relaciona a massa do soluto em
gramas com o volume da solução em litros:
m1 = massa do soluto
(medido em gramas, g)
V = volume da solução
(medido em litros, L)
C = concentração
(g/L).
A unidade é g/L, mas mg/L também é
usada.
Densidade absoluta (ou massa específica)
m = massa da solução (medido em gramas, g)
V = volume da solução (medido em litros, L ou
mililitros, mL)
d = densidade da solução (g/mL ou g/L).
Título (ou concentração em massa por massa)
m1 = massa do soluto
(medido em gramas, g)
m2 = massa do solvente
(medido em gramas, g)
m = massa da solução
(medido em gramas, g)
T = Título ou conc. em
massa por massa
ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Qual a concentração, em g/L, de uma solução resultante da
dissolução de 50g de NaCl para um volume final de 200mL?
2) Qual o volume final que deve ter uma solução para que tenha
concentração igual a 10g/L a partir de 25g de soluto?
3) Calcule a concentração em g/L de uma solução que
apresenta volume de 800 cm3 e contém 20g de soluto? Dado 1cm3=
1mL = 10-3L ou
1L= 1000mL = 1000 cm3
4) São dissolvidos 400 g de cloreto de sódio (NaCl) em
água suficiente para 2 L de solução. Qual é a concentração em g/L dessa
solução?
5) A concentração (g/L) de uma solução é de 20g/L.
Determine o volume dessa solução, sabendo que ela contém 75 g de soluto.
6) Calcule a concentração em g/L de uma solução que
apresenta volume de 200 cm3 e contém 80g de soluto.
(ITA) O gráfico
abaixo será usado na resolução dos dois exercícios seguintes:
7) A menor
quantidade de água a 20 °C para dissolver 45 g de Ce2(SO4)3
é:
a) 125 g
b) 200 g
c) 100 g
d) 225 g
e) 250 g
8) Assinale a
conclusão falsa.
a) Se dissolvermos 150 g de NH4Cl em 300 g de água a 30
°C, obteremos solução saturada, sobrando 30 g do sal não dissolvido.
b) 80 g de NH4Cl saturam 200 g de água a 30 ºC.
c) Podemos dizer que, na faixa de 0 - 100 ºC, a solubilidade do
NaCl em água cresce muito pouco com a temperatura.
d) O menos solúvel destes sais é o NaNO3.
e) Se 20 g de Ce2(SO4)3 forem
dissolvidos em 100 g de H2O gelada, no aquecimento acima de 20 °C,
começará a precipitar sal.
9) Prepara-se uma solução dissolvendo-se 8g de sacarose em 192g de
água. Qual é o título dessa solução? E título em porcentagem?
10) Qual é a massa de 2cm3
de ferro, sabendo que a densidade absoluta do ferro é de 7,86 g/cm3?
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 26/05/2020
Período para
realização: 26/05/2020 à 29/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Concentração de Soluções 3
Objetivos: Compreender melhor massas moleculares e massas
molares.
Habilidades: Expressar e inter-relacionar as composições
de soluções;
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da Semana
26/05 até 29/05
1) Assistam ao vídeo
da aula no youtube;
https://www.youtube.com/watch?v=Qc8cVPSHV8Y
2) Vejam o resumo que
preparei para vocês e façam o seu resumo no caderno, lembrando que essa aula
já foi iniciada presencialmente;
3) Resolvam as
atividades dadas;
Quem quiser pode
mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o
seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
Massa
Molecular
É a massa de uma
molécula medida em u (ou u.m.a.).
Massa molecular ð soma das
massas atômicas de todos os átomos que formam a molécula.
Ex: C6H12O6
ðC =12u, H =
1u, O = 16u
MM =
(6x12u
+ 12x1u
+ 6x16u)
= 180u
Massa Molar
(de um elemento e de uma substância)
átomos
|
M.A.
|
Massa Molar
|
n.º átomos
|
C
|
12 u
|
12g/mol
|
6,02 . 1023
|
Na
|
23 u
|
23g/mol
|
6,02 . 1023
|
N
|
14 u
|
14g/mol
|
6,02 . 1023
|
moléculas
|
M.A.
|
Massa Molar
|
n.º moléculas
|
CO2
|
44 u
|
44g/mol
|
6,02 . 1023
|
H2O
|
18 u
|
18g/mol
|
6,02 . 1023
|
Atividades
Avaliativas
1) Calcule a massa molar das substâncias abaixo, veja a
massa atômica dos elementos na tabela periódica abaixo.
a) água - H2O
b) eteno - C2H4
c) ácido sulfúrico - H2SO4
d) cloreto de sódio - NaCl
e) sulfato de sódio - Na2SO4
f)
hidróxido de potássio - KOH
g)
nitrato de sódio - NaNO3
h)
gás carbônico - CO2
i)
hidróxido de sódio - NaOH
j) amônia - NH3
k) peróxido de hidrogênio - H2O2
l) sacarose - C12H22O11
m) nitrato de potássio - KNO3
n) ácido carbônico - H2CO3
o) perclorato de potássio - KClO3
p) cloreto de cálcio - CaCl2
q) nitrato de bário - Ba(NO3)2
r) sufito de bismuto - Bi2(SO3)3
s) ácido clorídrico - HCl
t) ácido cloroso - HCO2
u) fosfato de cálcio – Ca3(PO4)2
Nenhum comentário:
Postar um comentário