Roteiro
de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na
modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas previstas:
2 aulas Data da proposição do roteiro: 23/03/2020
Período para
realização: 23/03/2020 à 27/03/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Separação de Misturas
Objetivos: Estudar e compreender a separação de misturas.
Habilidades: Avaliar e escolher
métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.)
com base nas propriedades dos materiais.
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Roteiro de Estudo
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Atividades da semana 23/03
até 27/03
Caros estudantes,
1) Vejam a apresentação no PowerPoint sobre separação de misturas.
2) A partir da apresentação façam um resumo sobre os principais
métodos de separação de misturas e cite alguns exemplos práticos.
4) Resolva o exercício 2.L do caderno do aluno p. 36
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem os vídeos e uma aula de 50 min para realizarem
as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos
diversos, entre outros.
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Forma da devolutiva pelo
estudante / Proposta de avaliação
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Prezado(a) estudante:
Considerando a necessidade do isolamento social para a segurança
de todos, a entrega dessa atividade na escola será através
da plataforma Classroom ou e-mail ou Whatsapp ou quando as aulas retornarem.
A avaliação será realizada semanalmente considerando o cumprimento da proposta do
roteiro de estudo apresentado.
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Roteiro
de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na
modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 27/04/2020
Período para
realização: 27/04/2020 à 01/05/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Transformação Química na Natureza e no Sistema Produtivo
Objetivos: Transformações químicas na natureza e no
sistema produtivo
Habilidades: Reconhecer a
ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo;
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Roteiro de Estudo
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Atividades
da Semana 27/04 até 01/05
1)
Assistam aos vídeos e apresentações abaixo
2)
Respondam: questões da apostila do caderno do aluno p. 29 PRODUÇÃO DE ETANOL
1.A – Em
relação ao processo de produção de etanol, respondam as seguintes questões:
p. 29
1. Qual é
a matéria-prima utilizada para a produção de etanol?
2. Como o
etanol é obtido? Qual o nome do processo?
3. É
possível produzir etanol utilizando diferentes matérias-primas?
4. Qual a
importância da produção de etanol para o Brasil?
5. O
Brasil é um bom produtor de etanol? Por quê?
6. Quais
vantagens o Brasil tem em relação aos outros países sobre o custo de produção
de etanol?
Quem
quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de
colocar o seu nome e sua série. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem os vídeos e uma aula de 50 min para realizarem
as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
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Roteiro
de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na
modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 04/05/2020
Período para
realização: 04/05/2020 à 08/05/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Transformações Químicas e Físicas
Objetivos: Transformações químicas na natureza e no
sistema produtivo
Habilidades: - Identificar formas de energia
envolvidas nas transformações químicas
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo |
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana
04/05 até 08/05
1) Os alunos serão orientados a assistirem aos vídeos de aulas abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=JFGSmGhxQGU https://www.youtube.com/watch?v=GFc2fR9yEpM 2) Elaborarem um resumo da aula, 3) Responderem as atividades da apostila "Caderno do Aluno" v.1, p. 31 4) Responderem as questões do Google Formulários.
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem os vídeos e uma aula de 50 min para realizarem
as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno,
livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos
diversos, entre outros.
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Roteiro
de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na
modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 11/05/2020
Período para
realização: 11/05/2020 à 15/05/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Transformações
Objetivos: Transformações químicas na natureza e no
sistema produtivo
Habilidades: - Identificar formas de energia
envolvidas nas transformações químicas
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo |
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 11/05
até 15/05
Olá galera!!!
- Essa semana iremos
retomar o conteúdo sobre transformações!!!
- Já estudamos em sala
de aula (presencial), já estudamos aqui no Classroom, agora como estão
passando no CMSP (aplicativo do centro de mídias), vou aproveitar para vocês
revisarem a matéria e executarem uma avaliação sobre ela.
1) Quem já assistiu a
aula do dia 11/05 no cmsp pode rever a aula no youtube (abaixo), quem perdeu
pode vê-la aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=T3jQaDOanDQ
2) Preparei um roteiro
para vocês se guiarem, um resumo da aula,
3) Respondam as
atividades
Quem quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo
meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as
respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
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Atividades
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Tipos
de transformações
Ao analisar as transformações que a matéria pode sofrer, nota-se,
basicamente, dois tipos de transformação. Num dos tipos, a transformação é
feita e desfeita com relativa facilidade e a matéria mantém sua composição
original, como dobrar e desdobrar uma folha de papel. O outro tipo de
transformação ocorre quando esta mesma folha de papel pega fogo. Nota-se que o
papel é basicamente convertido em energia, fumaça e cinzas, e que, nesta
transformação, o papel não voltará mais a ser papel. As transformações de materiais,
energia ou de ambos recebem o nome de fenômeno. Os fenômenos podem ser
divididos em Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos.
• Fenômenos
Químicos: são aqueles que causam alterações na estrutura da matéria, que
envolvem reações Químicas. Por exemplo, queimar uma nota de um Dólar Americano
é um fenômeno químico.
• Fenômenos
Físicos: são aqueles que não causam alterações na estrutura da matéria, não
envolvem reações químicas. Por exemplo, se você apenas rasgar ou dobrar uma
folha de papel, você esta proporcionando um fenômeno físico.
ATIVIDADES
AVALIATIVAS
1) Considere os fenômenos a
seguir, cite as evidências de interações e diga se são transformações químicas
ou não:
a) água sanitária em roupa
colorida;_________________________
b) ferver água;
_________________________
c) obtenção de sal a partir da
água do mar; _________________________
d) enferrujamento de um portão de
ferro; _________________________
e) amadurecimento de uma fruta;
_________________________
f) evaporação da acetona. _________________________
2) Analise os seguintes fenômenos
e assinale aqueles que podem ser considerados transformações químicas:
(
) dissolução de sal em água;
(
) explosão de uma bombinha de
pólvora;
(
) corrosão de um cano de cobre;
(
) derretimento de um sorvete;
(
) apodrecimento de um pedaço de
madeira;
(
) corrosão de uma pia de mármore
pelo vinagre;
(
) queima de uma vela;
(
) mistura de suco em pó com água
e açúcar.
3) (UFSC)
Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no
qual ocorre uma reação química. Baseado nessa informação, analise as
proposições abaixo e indique (F) para fenômeno físico e (Q) para fenômeno
químico.
( ) A
combustão de álcool ou gasolina nos motores dos automóveis.
( ) A precipitação de chuvas.
( ) A queima do gás de cozinha.
( ) A formação de gelo dentro de um
refrigerador.
( ) A formação de ferrugem sobre uma peça de
ferro deixada ao relento.
( ) A respiração animal.
4) (UFMG) A
alternativa que NÃO envolve reação química é:
a)
Caramelização do açúcar.
b) Combustão
da lenha.
c) Dissolução
em água de um comprimido efervescente.
d) Explosão
da dinamite.
e)
Precipitação da chuva
5)
(Cesgranrio) Dentre as transformações abaixo, assinale a alternativa que
apresenta um fenômeno químico.
a) Obtenção
de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio.
b) Obtenção
do gelo a partir de água pura.
c) Obtenção
de oxigênio líquido a partir do ar atmosférico.
d)
Solidificação da parafina.
e) Sublimação
da naftalina.
6) (UFRGS)
Entre as transformações citadas a seguir, aquela que não representa um fenômeno
químico é:
a) cozimento
de um ovo.
b) queima do
carvão
c)
amadurecimento de uma fruta.
d) azedamento
do leite.
e) formação
de orvalho.
7)
Classifique os fenômenos abaixo em químicos ou físicos
a) Rasgar
papel________________________________
b) Queimar
papel_______________________________
c) A luz das
lâmpadas____________________________
d) A formação
de ferrugem________________________
e) Cozinhar
um ovo______________________________
f) Enrolar um
fio de cobre_________________________
g) O
apodrecimento das frutas______________________
h) A
transformação do leite em iogurte_______________
i) O
arco-íris____________________________________
j) A atração
de um prego por um imã_________________
8) Ao ser
colocada no congelador, a água da torneira sofre solidificação. Trata-se de um
fenômeno físico ou químico? Justifique.
9)
Classifique em transformações químicas (Q) ou físicas (F)
( ) Digestão de alimentos
( ) Evaporação do álcool
( ) Amadurecimento de uma fruta
10) Cite uma
transformação física e uma transformação química do seu dia a dia ou do sistema
produtivo.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas Data da proposição do roteiro: 18/05/2020
Período para realização: 18/05/2020 à 22/05/2020
Objetivos
da Proposta
|
Conteúdo: Observando as transformações
Objetivos: Transformações químicas na natureza e no
sistema produtivo
Habilidades: -
Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo |
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 18/05 até
22/05
Olá queridos alunos!
Continuando com o assunto sobre
transformações químicas, essa semana vamos retomar esse conteúdo e continuar
os estudos.
1) Quem assistiu a aula de química
no CMSP ou pela TV (dia 18/05) pode revê-la aqui, e quem perdeu também pode
assisti-la no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=0ytSjAUm3x0
2) Preparei um roteiro para vocês
se guiarem, um resumo da aula.
3) Façam um resumo da aula em seu
caderno e respondam as atividades propostas abaixo.
Quem quiser pode mandar as
respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e
sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
Estimativa de tempo: 2
aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de
50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar
e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV, aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Atividades
|
RESUMO
Observando
as transformações
Também conhecidas como reações químicas, as transformações
químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias devido à
alteração das propriedades das substâncias iniciais – reagentes. As matérias
sofrem, constantemente, transformações. Quando as mudanças são apenas
relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de
transformação física da matéria. A transformação somente pode ser chamada
química quando resulta na produção de um material distinto do inicial, com
características também distintas.
TRANSFORMAÇÕES
FÍSICAS
Não há
formação de novas substâncias.
EXEMPLOS
— dissolver o
sal em água;
— triturar os
grãos de sal;
— partir um copo de vidro;
— mudanças de estado físico.
TRANSFORMAÇÕES
QUÍMICAS
Há formação
de novas substâncias, ou seja, formam-se substâncias diferentes das existentes
inicialmente.
EXEMPLOS
— maçã a
apodrecer;
— madeira a
queimar;
— fazer um
bolo.
CLASSIFICAÇÕES
DE REAÇÕES QUÍMICAS
QUANTO
À LIBERAÇÃO OU ABSORÇÃO DE CALOR
Exotérmicas: quando a reação ocorre com liberação de calor (de
exo: para fora).
calor sai
C(s)
+ O2(g) → CO2(g) + calor
reação química exotérmica
|
Endotérmicas: quando a reação ocorre com absorção de calor (de
endo: para dentro).
calor entra
N2(g)
+ O2(g) + calor → 2
NO(g)
reação química endotérmica
|
OBSERVE
A INDICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS:
H2O(s):
água no estado sólido
CS2(l):
dissulfeto de carbono líquido
CO2(g):
dióxido de carbono gasoso
H2O(v):
vapor
de água
C(grafite):
carbono grafite
C(diamante):
carbono diamante
Fe(l):
ferro no estado líquido
Cl-(aq):
íon cloreto em solução aquosa
Ca2+(aq):
íon cálcio em solução aquosa
HNO3(conc):
ácido nítrico concentrado
HCl(dil):
ácido clorídrico diluído
NH4Cl(aq):
cloreto de amônio em solução aquosa
QUANTO
A REVERSIBILIDADE
a) REAÇÕES REVERSÍVEIS (OU REVERTÍVEIS): são as que ocorrem nos dois
sentidos (o que é indicado por duas flechas).
Exemplo:
H2(g) + I2(g) ↔ 2 HI(g)
b) REAÇÕES IRREVERSÍVEIS (OU IRREVERTÍVEIS): são as que ocorrem apenas num
sentido.
Exemplo:
S(s) + O2(g)
→ SO2(g)
_____________________________________________________________________________
ATIVIDADES
AVALIATIVAS
QUESTÕES
1) Classifique as transformações químicas e físicas. Citando exemplos
de cada.
2) O que é uma reação endotérmica e uma reação exotérmica? Dê
exemplos de cada reação.
3) Qual a diferença entre reação reversível e irreversível?
TESTES
1) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela
sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico. Nesse sentido, considere as
seguintes transformações:
—
derretimento das geleiras;
— degradação dos alimentos no organismo;
— ação de um
medicamento no organismo;
— produção de
energia solar.
Com relação a
essas transformações, é correto afirmar:
a) Todas são
fenômenos químicos.
b) Todas são
fenômenos físicos.
c) O
derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são
fenômenos químicos.
d) A ação de
um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos
físicos.
e) O
derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
2) Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do
desencadeamento de fenômenos físicos e químicos. Qual das situações abaixo
corresponde a um fenômeno químico?
a)
Decomposição da matéria orgânica.
b) Evaporação
das águas de um lago.
c) Chuva.
d) Orvalho.
e) Erosão.
3) O gelo seco, ou dióxido de carbono solidificado, muito utilizado
em processos de refrigeração, sofre sublimação nas condições ambientes. Durante
essa transformação, ocorrem, dentre outros, os fenômenos de variação de energia
e de rompimento de interações. Esses fenômenos são classificados, respectivamente,
como:
a) exotérmico
- interiônico
b) exotérmico
- internuclear
c) isotérmico
- interatômico
d)
endotérmico – intermolecular
4) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente,
alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos
ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos
em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus
componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da
quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
III. a
formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde. A
cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de
transformação classificada, respectivamente, como:
a) física,
física e química.
b) física,
química e química.
c) química,
física e física.
d) química,
física e química.
e) química,
química e física.
5) Observe com atenção os recipientes adiante. Os círculos
apresentam átomos. Átomos de diferentes elementos são representados por cores
diferentes.
É INCORRETO
afirmar:
a) A passagem
de I para II representa uma transformação química.
b) A passagem
de I para III representa uma mudança de estado.
c) Os
recipientes II e III contêm compostos diferentes.
d) Os
recipientes I e II contêm o mesmo compostos
6) Comparando as situações INICIAL e FINAL nos sistemas I, II e III,
observa-se
a) a
ocorrência de um fenômeno químico no sistema I.
b) a formação
de uma mistura no sistema II.
c) uma
mudança de uma mistura no sistema III.
d) a formação
de uma mistura no sistema I.
e) a
ocorrência de um fenômeno químico no sistema II.
7) Em quais das passagens destacadas a seguir está ocorrendo
transformação química? 1. “O REFLEXO DA LUZ NAS ÁGUAS onduladas pelos ventos
lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2. “A CHAMA
DA VELA confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3. “Desolado,
observava O GELO DERRETENDO em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu
coração”.
4. “Com o
passar dos tempos começou a sentir-se como a velha TESOURA ENFERRUJANDO no
fundo da gaveta”. Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
8) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no
dia-a-dia é:
a) a queima
de um fósforo.
b) o
derretimento do gelo.
c) a
transformação do leite em coalhada.
d) o
desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o
escurecimento de um objeto de cobre.
9) Das alternativas abaixo, aquela que NÃO representa um
fenômeno químico é:
a) queima de
uma folha de papel.
b) dissolução
de um comprimido efervescente em água.
c) evaporação
da água dos oceanos.
d) destruição
da camada de ozônio.
e) digestão
dos alimentos no organismo humano
10) NÃO representa um fenômeno químico:
a)
precipitação da chuva.
b)
fermentação da massa na fabricação de pães.
c) dissolução
de um comprimido efervescente em água.
d) destruição
da camada de ozônio.
Roteiro
de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na
modalidade à distância
Componente Curricular:
Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 26/05/2020
Período para
realização: 26/05/2020 à 29/05/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Matéria e transformações físicas
Objetivos: Estudar as transformações físicas
da matéria
Habilidades: -
Identificar as mudanças de estado físico da matéria;
- Interpretar gráficos de transformações físicas da matéria. |
Roteiro de Estudo
|
Atividades da Semana 26/05 até 29/05
Olá queridos alunos! Relembrando o estudo da matéria e suas transformações, 1) Vejam a aula no youtube que gravei para vocês. https://www.youtube.com/watch?v=JPU2oHn5leI 2) Leiam o resumo que preparei da matéria. 3) Façam um resumo da aula em seu caderno, lembrando que essa matéria já foi dada presencialmente, quem já anotou é só mandar as fotos do caderno, quem não anotou é a oportunidade de fazer. Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para
realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Atividades
|
O Estudo da Matéria e de suas Transformações
Química é uma das ciências naturais que busca
compreender as características, propriedades, formas de organização e
transformações sofridas pela matéria.
A palavra matéria, que designa o principal
objeto de estudo da Química, provém do termo em latim matéria (aquilo de que
algo é feito) e pela Química pode ter a seguinte definição:
Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa
lugar no espaço.
|
Propriedades da matéria
Cada material apresenta um conjunto de
propriedades que pode ser utilizado para diferenciá-lo dos demais. A água, por
exemplo, difere do óleo de soja pela cor, viscosidade, densidade, entre outras
propriedades.
Algumas propriedades das
substâncias
Para
identificar uma substância, sem cheirá-la ou prová-la, um químico executa
alguns procedimentos físicos e químicos. Algumas propriedades físicas estão
descritas a seguir.
Ponto de fusão
A
temperatura em que um sólido se transforma em líquido é denominada ponto de
fusão.
Cada
substância tem seu próprio ponto de fusão, e esses valores são conhecidos. Por exemplo:
a sacarose (açúcar comum) funde-se a 185 ºC.
Ponto de ebulição
A temperatura em que um
líquido é transformado em gás é denominada ponto de ebulição.
Os
pontos de fusão e de ebulição dependem do local onde são determinados, ou seja,
dependem da pressão. Em geral, usamos os valores determinados ao nível do mar.
Portanto, nessa altitude, a água ferve a 100 ºC.
Assim
como o ponto de fusão não depende da quantidade de sólido ou da fonte de calor,
o ponto de ebulição não depende da quantidade de líquido nem da fonte de calor.
Observe o gráfico, chamado
curva de aquecimento, que mostra a variação da temperatura da água, do estado
sólido ao estado gasoso, em função do tempo.
Alguns
sólidos, como a naftalina, se transformam diretamente em gás. Essa
transformação recebe o nome de sublimação, e o processo inverso (gás em sólido)
recebe o nome de ressublimação ou sublimação inversa.
Quando
a mudança ocorrer do estado líquido para o estado sólido, será denominada
solidificação e, ao mudar do estado gasoso para o estado líquido, esta será
chamada condensação ou liquefação.
Atividades Avaliativas
1) Faça um resumo desse conteúdo em seu caderno.
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