quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADES 1o ANO - 1 BIM


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 23/03/2020
Período para realização: 23/03/2020  à  27/03/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Separação de Misturas

Objetivos:  Estudar e compreender a separação de misturas.

Habilidades: Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais.

Roteiro de Estudo

Atividades da semana 23/03 até 27/03

Caros estudantes,

1) Vejam a apresentação no PowerPoint sobre separação de misturas.

2) A partir da apresentação façam um resumo sobre os principais métodos de separação de misturas e cite alguns exemplos práticos.

3) Assistam a aula no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=V2_TedeNloI

4) Resolva o exercício 2.L do caderno do aluno p. 36

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem os vídeos e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.

Forma da devolutiva pelo estudante / Proposta de avaliação

Prezado(a) estudante:
Considerando a necessidade do isolamento social para a segurança de todos, a entrega dessa atividade na escola será através da plataforma Classroom ou e-mail ou Whatsapp ou quando as aulas retornarem.
A avaliação será realizada semanalmente considerando o cumprimento da proposta do roteiro de estudo apresentado.

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 27/04/2020
Período para realização: 27/04/2020  à  01/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Transformação Química na Natureza e no Sistema Produtivo

Objetivos:  Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo

Habilidades: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo;
Roteiro de Estudo

Atividades da Semana 27/04 até 01/05

1) Assistam aos vídeos e apresentações abaixo

2) Respondam: questões da apostila do caderno do aluno p. 29 PRODUÇÃO DE ETANOL
1.A – Em relação ao processo de produção de etanol, respondam as seguintes questões: p. 29

1. Qual é a matéria-prima utilizada para a produção de etanol?
2. Como o etanol é obtido? Qual o nome do processo?
3. É possível produzir etanol utilizando diferentes matérias-primas?
4. Qual a importância da produção de etanol para o Brasil?
5. O Brasil é um bom produtor de etanol? Por quê?
6. Quais vantagens o Brasil tem em relação aos outros países sobre o custo de produção de etanol?

Quem quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem os vídeos e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.





Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 04/05/2020
Período para realização: 04/05/2020  à  08/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Transformações Químicas e Físicas

Objetivos:  Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo

Habilidades: - Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo

Roteiro de Estudo

Atividades da semana 04/05 até 08/05

1) Os alunos serão orientados a assistirem aos vídeos de aulas abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=JFGSmGhxQGU
https://www.youtube.com/watch?v=GFc2fR9yEpM

2) Elaborarem um resumo da aula,

3) Responderem as atividades da apostila "Caderno do Aluno" v.1, p. 31

4) Responderem as questões do Google Formulários.

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem os vídeos e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.



Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 11/05/2020
Período para realização: 11/05/2020  à  15/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Transformações

Objetivos:  Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo

Habilidades: - Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo

Roteiro de Estudo

Atividades da semana 11/05 até 15/05

Olá galera!!!
- Essa semana iremos retomar o conteúdo sobre transformações!!!
- Já estudamos em sala de aula (presencial), já estudamos aqui no Classroom, agora como estão passando no CMSP (aplicativo do centro de mídias), vou aproveitar para vocês revisarem a matéria e executarem uma avaliação sobre ela.
1) Quem já assistiu a aula do dia 11/05 no cmsp pode rever a aula no youtube (abaixo), quem perdeu pode vê-la aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=T3jQaDOanDQ

2) Preparei um roteiro para vocês se guiarem, um resumo da aula,

3) Respondam as atividades

Quem quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.

Atividades


Tipos de transformações
Ao analisar as transformações que a matéria pode sofrer, nota-se, basicamente, dois tipos de transformação. Num dos tipos, a transformação é feita e desfeita com relativa facilidade e a matéria mantém sua composição original, como dobrar e desdobrar uma folha de papel. O outro tipo de transformação ocorre quando esta mesma folha de papel pega fogo. Nota-se que o papel é basicamente convertido em energia, fumaça e cinzas, e que, nesta transformação, o papel não voltará mais a ser papel. As transformações de materiais, energia ou de ambos recebem o nome de fenômeno. Os fenômenos podem ser divididos em Fenômenos Químicos e Fenômenos Físicos. 
• Fenômenos Químicos: são aqueles que causam alterações na estrutura da matéria, que envolvem reações Químicas. Por exemplo, queimar uma nota de um Dólar Americano é um fenômeno químico.
• Fenômenos Físicos: são aqueles que não causam alterações na estrutura da matéria, não envolvem reações químicas. Por exemplo, se você apenas rasgar ou dobrar uma folha de papel, você esta proporcionando um fenômeno físico.

ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Considere os fenômenos a seguir, cite as evidências de interações e diga se são transformações químicas ou não:
a) água sanitária em roupa colorida;_________________________
b) ferver água; _________________________
c) obtenção de sal a partir da água do mar; _________________________
d) enferrujamento de um portão de ferro; _________________________
e) amadurecimento de uma fruta; _________________________
f) evaporação da acetona. _________________________

2) Analise os seguintes fenômenos e assinale aqueles que podem ser considerados transformações químicas:
(   )  dissolução de sal em água;
(   )  explosão de uma bombinha de pólvora;
(   )  corrosão de um cano de cobre;
(   )  derretimento de um sorvete;
(   )  apodrecimento de um pedaço de madeira;
(   )  corrosão de uma pia de mármore pelo vinagre;
(   )  queima de uma vela;
(   )  mistura de suco em pó com água e açúcar.

3) (UFSC) Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nessa informação, analise as proposições abaixo e indique (F) para fenômeno físico e (Q) para fenômeno químico.
(    ) A combustão de álcool ou gasolina nos motores dos automóveis.
(    ) A precipitação de chuvas.  
(    ) A queima do gás de cozinha.
(    ) A formação de gelo dentro de um refrigerador.
(    ) A formação de ferrugem sobre uma peça de ferro deixada ao relento.
(    ) A respiração animal.

4) (UFMG) A alternativa que NÃO envolve reação química é:
a) Caramelização do açúcar. 
b) Combustão da lenha.
c) Dissolução em água de um comprimido efervescente.
d) Explosão da dinamite. 
e) Precipitação da chuva

5) (Cesgranrio) Dentre as transformações abaixo, assinale a alternativa que apresenta um fenômeno químico.
a) Obtenção de amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio.
b) Obtenção do gelo a partir de água pura.
c) Obtenção de oxigênio líquido a partir do ar atmosférico.
d) Solidificação da parafina.
e) Sublimação da naftalina.

6) (UFRGS) Entre as transformações citadas a seguir, aquela que não representa um fenômeno químico é:
a) cozimento de um ovo. 
b) queima do carvão  
c) amadurecimento de uma fruta.
d) azedamento do leite.  
e) formação de orvalho.

7) Classifique os fenômenos abaixo em químicos ou físicos
a) Rasgar papel________________________________
b) Queimar papel_______________________________
c) A luz das lâmpadas____________________________
d) A formação de ferrugem________________________
e) Cozinhar um ovo______________________________
f) Enrolar um fio de cobre_________________________
g) O apodrecimento das frutas______________________
h) A transformação do leite em iogurte_______________
i) O arco-íris____________________________________
j) A atração de um prego por um imã_________________

8) Ao ser colocada no congelador, a água da torneira sofre solidificação. Trata-se de um fenômeno físico ou químico? Justifique.

9) Classifique em transformações químicas (Q) ou físicas (F)
(  ) Digestão de alimentos
(  ) Evaporação do álcool
(  ) Amadurecimento de uma fruta

10) Cite uma transformação física e uma transformação química do seu dia a dia ou do sistema produtivo.


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 18/05/2020
Período para realização: 18/05/2020  à  22/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Observando as transformações

Objetivos:  Transformações químicas na natureza e no sistema produtivo

Habilidades: - Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas
- Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo

Roteiro de Estudo

Atividades da semana 18/05 até 22/05

Olá queridos alunos!
Continuando com o assunto sobre transformações químicas, essa semana vamos retomar esse conteúdo e continuar os estudos.

1) Quem assistiu a aula de química no CMSP ou pela TV (dia 18/05) pode revê-la aqui, e quem perdeu também pode assisti-la no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=0ytSjAUm3x0

2) Preparei um roteiro para vocês se guiarem, um resumo da aula.

3) Façam um resumo da aula em seu caderno e respondam as atividades propostas abaixo.

Quem quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.

Atividades


RESUMO
Observando as transformações
Também conhecidas como reações químicas, as transformações químicas são mudanças onde ocorre a formação de novas substâncias devido à alteração das propriedades das substâncias iniciais – reagentes. As matérias sofrem, constantemente, transformações. Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado, ou ainda à agregação do material, chamamos de transformação física da matéria. A transformação somente pode ser chamada química quando resulta na produção de um material distinto do inicial, com características também distintas.

TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS
Não há formação de novas substâncias.

EXEMPLOS
— dissolver o sal em água;
— triturar os grãos de sal;
 — partir um copo de vidro;
 — mudanças de estado físico.

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Há formação de novas substâncias, ou seja, formam-se substâncias diferentes das existentes inicialmente.

EXEMPLOS
— maçã a apodrecer;
— madeira a queimar;
— fazer um bolo.

CLASSIFICAÇÕES DE REAÇÕES QUÍMICAS

QUANTO À LIBERAÇÃO OU ABSORÇÃO DE CALOR
Exotérmicas: quando a reação ocorre com liberação de calor (de exo: para fora).
calor sai
C(s) + O2(g) → CO2(g) + calor

reação química exotérmica
Endotérmicas: quando a reação ocorre com absorção de calor (de endo: para dentro).
calor entra
N2(g) + O2(g) + calor → 2 NO(g)

reação química endotérmica

OBSERVE A INDICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS:

H2O(s): água no estado sólido
CS2(l): dissulfeto de carbono líquido
CO2(g): dióxido de carbono gasoso
H2O(v): vapor de água
C(grafite): carbono grafite
C(diamante): carbono diamante
Fe(l): ferro no estado líquido
Cl-(aq): íon cloreto em solução aquosa
Ca2+(aq): íon cálcio em solução aquosa
HNO3(conc): ácido nítrico concentrado
HCl(dil): ácido clorídrico diluído
NH4Cl(aq): cloreto de amônio em solução aquosa

QUANTO A REVERSIBILIDADE
a) REAÇÕES REVERSÍVEIS (OU REVERTÍVEIS): são as que ocorrem nos dois sentidos (o que é indicado por duas flechas).
Exemplo:
H2(g) + I2(g)        2 HI(g)
b) REAÇÕES IRREVERSÍVEIS (OU IRREVERTÍVEIS): são as que ocorrem apenas num sentido.
Exemplo:
S(s) + O2(g) → SO2(g)
_____________________________________________________________________________

ATIVIDADES AVALIATIVAS

QUESTÕES
1) Classifique as transformações químicas e físicas. Citando exemplos de cada.

2) O que é uma reação endotérmica e uma reação exotérmica? Dê exemplos de cada reação.

3) Qual a diferença entre reação reversível e irreversível?

TESTES
1) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico. Nesse sentido, considere as seguintes transformações:
— derretimento das geleiras;
 — degradação dos alimentos no organismo;
— ação de um medicamento no organismo;
— produção de energia solar.
Com relação a essas transformações, é correto afirmar:
a) Todas são fenômenos químicos.
b) Todas são fenômenos físicos.
c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.
d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.

2) Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos. Qual das situações abaixo corresponde a um fenômeno químico?
a) Decomposição da matéria orgânica.
b) Evaporação das águas de um lago.
c) Chuva.
d) Orvalho.
e) Erosão.

3) O gelo seco, ou dióxido de carbono solidificado, muito utilizado em processos de refrigeração, sofre sublimação nas condições ambientes. Durante essa transformação, ocorrem, dentre outros, os fenômenos de variação de energia e de rompimento de interações. Esses fenômenos são classificados, respectivamente, como:
a) exotérmico - interiônico
b) exotérmico - internuclear
c) isotérmico - interatômico
d) endotérmico – intermolecular

4) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
 I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
 II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde. A cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.

5) Observe com atenção os recipientes adiante. Os círculos apresentam átomos. Átomos de diferentes elementos são representados por cores diferentes.

É INCORRETO afirmar:
a) A passagem de I para II representa uma transformação química.
b) A passagem de I para III representa uma mudança de estado.
c) Os recipientes II e III contêm compostos diferentes.
d) Os recipientes I e II contêm o mesmo compostos

6) Comparando as situações INICIAL e FINAL nos sistemas I, II e III, observa-se
a) a ocorrência de um fenômeno químico no sistema I.
b) a formação de uma mistura no sistema II.
c) uma mudança de uma mistura no sistema III.
d) a formação de uma mistura no sistema I.
e) a ocorrência de um fenômeno químico no sistema II.

7) Em quais das passagens destacadas a seguir está ocorrendo transformação química? 1. “O REFLEXO DA LUZ NAS ÁGUAS onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2. “A CHAMA DA VELA confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3. “Desolado, observava O GELO DERRETENDO em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração”.
4. “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha TESOURA ENFERRUJANDO no fundo da gaveta”. Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3

8) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto de cobre.

9) Das alternativas abaixo, aquela que NÃO representa um fenômeno químico é:
a) queima de uma folha de papel.
b) dissolução de um comprimido efervescente em água.
c) evaporação da água dos oceanos.
d) destruição da camada de ozônio.
e) digestão dos alimentos no organismo humano

10) NÃO representa um fenômeno químico:
a) precipitação da chuva.
b) fermentação da massa na fabricação de pães.
c) dissolução de um comprimido efervescente em água.
d) destruição da camada de ozônio.


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 26/05/2020
Período para realização: 26/05/2020  à  29/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Matéria e transformações físicas

Objetivos:   Estudar as transformações físicas da matéria

Habilidades: - Identificar as mudanças de estado físico da matéria;
- Interpretar gráficos de transformações físicas da matéria.
Roteiro de Estudo

Atividades da Semana 26/05 até 29/05

Olá queridos alunos!
Relembrando o estudo da matéria e suas transformações,

1) Vejam a aula no youtube que gravei para vocês.
https://www.youtube.com/watch?v=JPU2oHn5leI

2) Leiam o resumo que preparei da matéria.

3) Façam um resumo da aula em seu caderno, lembrando que essa matéria já foi dada presencialmente, quem já anotou é só mandar as fotos do caderno, quem não anotou é a oportunidade de fazer.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.

Atividades


O Estudo da Matéria e de suas Transformações
Química é uma das ciências naturais que busca compreender as características, propriedades, formas de organização e transformações sofridas pela matéria.
A palavra matéria, que designa o principal objeto de estudo da Química, provém do termo em latim matéria (aquilo de que algo é feito) e pela Química pode ter a seguinte definição:

Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço.

Propriedades da matéria
Cada material apresenta um conjunto de propriedades que pode ser utilizado para diferenciá-lo dos demais. A água, por exemplo, difere do óleo de soja pela cor, viscosidade, densidade, entre outras propriedades.

Algumas propriedades das substâncias
Para identificar uma substância, sem cheirá-la ou prová-la, um químico executa alguns procedimentos físicos e químicos. Algumas propriedades físicas estão descritas a seguir.

Ponto de fusão
            A temperatura em que um sólido se transforma em líquido é denominada ponto de fusão.
Cada substância tem seu próprio ponto de fusão, e esses valores são conhecidos. Por exemplo: a sacarose (açúcar comum) funde-se a 185 ºC.

Ponto de ebulição
A temperatura em que um líquido é transformado em gás é denominada ponto de ebulição.

Os pontos de fusão e de ebulição dependem do local onde são determinados, ou seja, dependem da pressão. Em geral, usamos os valores determinados ao nível do mar. Portanto, nessa altitude, a água ferve a 100 ºC.
Assim como o ponto de fusão não depende da quantidade de sólido ou da fonte de calor, o ponto de ebulição não depende da quantidade de líquido nem da fonte de calor.
Observe o gráfico, chamado curva de aquecimento, que mostra a variação da temperatura da água, do estado sólido ao estado gasoso, em função do tempo.
Alguns sólidos, como a naftalina, se transformam diretamente em gás. Essa transformação recebe o nome de sublimação, e o processo inverso (gás em sólido) recebe o nome de ressublimação ou sublimação inversa.
Quando a mudança ocorrer do estado líquido para o estado sólido, será denominada solidificação e, ao mudar do estado gasoso para o estado líquido, esta será chamada condensação ou liquefação.

Atividades Avaliativas

1) Faça um resumo desse conteúdo em seu caderno.

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