quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADES 1oANO - 2BIM


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                      Data da proposição do roteiro: 08/06/2020
Período para realização: 08/06/2020  à  12/06/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Leis ponderais, Lei de Lavoisier

Objetivos:   Estudar as leis ponderais e a conservação de massa em transformações químicas

Habilidades: Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas
Roteiro de Estudo

Atividades da Semana 08/06 até 12/06

Olá queridos alunos! Bem vindos ao 2o Bimestre.
É importante que a partir de agora todos vocês participem efetivamente das aulas não presenciais e executem as atividades para eu poder avaliá-los da melhor maneira possível e possa consolidar as notas de vocês. Visto que, o primeiro bimestre foi misto entre aulas presenciais e aulas não presenciais foi possível atribuir notas para os alunos que haviam participado das aulas presenciais.

1) Revisem a aula no youtube que foi disponibilizada pelo centro de mídias (app CMSP) na data de 08/06. https://www.youtube.com/watch?v=JPU2oHn5leI

2) Assistam à aula do Paulo Valim no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5uafdMk-C2Q&feature=emb_logo

3) Leiam o resumo que preparei da matéria.

4) Faça um resumo dessa aula com os principais tópicos.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades

LEI DE LAVOISIER
Uma das leis que transformou a química em uma ciência
Lei de Lavoisier foi criada pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) no ano de 1785. Ela também é conhecida como Lei de Conservação das massas e recebeu esse nome em homenagem ao seu criador. 
Para comprovar sua tese, o químico Lavoisier realizou várias experiências em seu laboratório próprio. Para isso, ela costumava pesar as substâncias envolvidas em uma reação química, antes e depois da reação acontecer para chegar a um resultado.
Durante as experiências, ele percebeu que, em ambientes fechados, a massa total da reação química permanecia inalterada. Assim, ele concluiu que a soma total das massas dos elementos químicos envolvidas na reação (reagentes) é igual à soma total das substâncias produzidas por essa reação (produtos).
Dessa forma, ele chegou à conclusão que deu origem a famosa frase:
 “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
Isso explica que ao reagirem, as substâncias químicas não são perdidas. Elas se transformam mantendo as mesmas substâncias, pois, nesse caso, os átomos são rearranjados.
Por outro lado, se os experimentos que deram origem a Lei de Lavoisier fossem realizados em um ambiente aberto ocorreria a perda de massa, visto que as substâncias reagiriam com o ar. 
Um exemplo disso é o ferro, que ao entrar em reação com o ar vira ferrugem. Isso acontece porque há uma variação da massa de ferro, já que as duas massas se juntaram. Por conta disso, a Lei de Lavoisier só funciona em locais fechados. 

Lei de Lavoisier: Experimento
Para explicar melhor o proposto pela lei de Lavoisier imagine o seguinte:
Ao adicionar 65g de zinco dentro de um vidro contendo 98g de ácido sulfúrico e o vidro for fechado, haverá uma reação química entre as duas substâncias, originando a formação do sulfato de zinco e o desprendimento do hidrogênio. A massa do sulfato de zinco somada à massa do hidrogênio desprendido atingirá o total de 163g.
Ao analisar essa reação é possível perceber que não houve ganho e nem perda de massa. O que aconteceu foi a transformação de substâncias reagentes em outras substâncias. 
Por fim, o experimento confirma o que busca explicar a Lei de Lavoisier: em um ambiente fechado, quando duas ou mais substâncias reagem entre si a massa total dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes.

Quem foi Lavoisier?
O químico Antonie Laurente Lavoisier, considerado o mais importante cientista da história, nasceu na França em 1743. De família rica, embora tenha cursado direito na faculdade, a sua vocação sempre foi a área de ciências.
Como químico, Lavoiser chegou a ocupar uma cadeira na Academia de Ciências da França, sendo então considerado o pai da química moderna.
Lavoisier enunciou essa lei assim: “Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos”.
Lavoisier descobriu a composição da água: oxigênio e hidrogênio. Determinou a composição de um determinado volume de ar: 78% nitrogênio, 21% oxigênio, 0,9% gás argônio, 0,03% gás carbônico e 0,07% de outros gases.
Ao mesmo tempo que realizava os seus experimentos, Lavoisier esteve ligado à política e às ideias iluministas, por isso, foi odiado por adeptos da Revolução Francesa. Em maio de 1794, o químico foi condenado a guilhotina e morreu aos 50 anos.

Lei das proporções definidas
Ao longo dos anos, outros cientistas sentiram a necessidade de confirmar o que dizia a Lei de Lavoisier. Utilizando-se de balanças menos modernas, os testes confirmaram o que dizia o primeiro químico.

Dessa forma, surgiu a Lei das Proporções Definidas ou Lei de Proust, criada pelo francês Joseph Louis Proust (1754-1826) em 1801. Ele e Lavoisier focaram no estudo sobre massas de substâncias envolvidas em reações químicas. 
Lei das Proporções Definidas diz que:
"Uma substância composta é formada por substâncias mais simples sempre unidas na mesma proporção em massa".
Observe um exemplo que ilustra melhor o que defende a lei na formação do gás carbônico(CO2):
1° experiência: 6g de Carbono (C) são combinados com 16g de Oxigênio (O), resultando em 22g de Gás Carbônico (CO2).
2° experiência: 12g de Carbono (C) são combinados com 32g de Oxigênio (O), resultando em 44g de Gás Carbônico (CO2).
Além desse experimento, uma massa de uma molécula de água (H2O) é de 18g, resultado da soma das massas atômicas do hidrogênio (massa atômica 1) e do oxigênio (massa atômica 16), logo, 18g de água tem sempre 16g de oxigênio e 2g de hidrogênio. Assim, a molécula de água está na proporção: 1/8. 
Com isso, a Lei de Proust diz que dois ou mais elementos, ao se combinarem para formar substâncias, conservam entre si proporções definidas. 
A Lei de Lavoisier e a Lei de Proust formam juntas as “Leis Ponderais”, ambas representam o estudo mais importante da química, pois inauguraram o nascimento da mesma como uma ciência, visto que as duas apresentam pesquisas sobre a massa dos elementos envolvidos nas reações químicas. 

ATIVIDADE
1) Faça um resumo dessa aula com os principais tópicos.

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 15/06/2020
Período para realização: 15/06/2020  à  19/06/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Transformações Químicas e Conhecimento Científico

Objetivos:   Estudar as transformações químicas e os aspectos energéticos envolvidos.

Habilidades- Reconhecer as proporções das transformações químicas e identificar as quantidades estequiométricas;
- Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reações de combustão;
- Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produto
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 15/06 até 19/06

1) Se perdeu ou queira rever a aula do CMSP do dia 15/06:
https://www.youtube.com/watch?v=V8q4tLkhpX0

2) Assista o vídeo sugerido no caderno do aluno:
https://www.youtube.com/watch?v=X33DlTMXmd0

3) Escreva um resumo da aula.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades

Antoine Laurent Lavoisier
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) deu uma grande contribuição para estabelecer a Química como uma ciência quantitativa ao mostrar a importância de se efetua rem medidas exatas nas investigações experimentais. Em um de seus experimentos ele aqueceu óxido de mercúrio e observou que este se decompunha produzindo mercúrio metálico e um gás ao qual deu o nome de oxigênio. Não foi observada variação na massa depois de terminada a reação em recipiente fechado.
Lavoisier realizou muitos outros experimentos quantitativos. Ele observou que, na queima de carbono, este se combina com oxigênio para formar dióxido de carbono (gás carbônico). Lavoisier foi o primeiro cientista a compreender o papel do oxigênio na combustão e, mesmo não tendo sido o descobridor desse elemento, foi ele quem lhe atribuiu o nome de oxigênio. Publicou em 1789 o famoso Traité Élémentaire (Tratado Elementar de Química), o primeiro livro de texto moderno da Química. Esclareceu a designação das substâncias químicas, a química da combustão e a conservação da matéria na transformação química. Hoje em dia, consideramos fundamentais as ideias desenvolvidas por ele, e não devemos nos esquecer de que essas ideias são essenciais para a ciência moderna e que, num certo período da História, elas representaram um avanço significativo dos esforços humanos. Baseado na definição de Boyle sobre elemento químico, Lavoisier incluiu uma tabela com 33 elementos em seu livro Tratado Elementar de Química. Alguns dos elementos que apareciam em sua tabela não eram realmente elementos, porém Lavoisier foi o primeiro a utilizar nomes modernos e de certa forma sistemáticos para os elementos químicos.
Exemplos: Antimônio, Ferro, Fósforo, Arsênio, Chumbo, Platina, Bismuto, Manganês, Prata, Carbono, Mercúrio, Enxofre, Cobalto, Molibdênio, Estanho, Cobre, Níquel, Tungstênio, Ouro, Nitrogênio, Zinco, Hidrogênio e Oxigênio.
Além disso, Lavoisier relacionou substâncias identificadas como terras e radicais. Eram substâncias simples, de acordo com os conhecimentos da época, e diferentes dos elementos relacionados acima; hoje sabemos que são compostos. Exemplos: CaO, MgO, SiO2, Al2O3 (terras) e HCl, HF, B2O3 (radicais).

ATIVIDADE
1) Elabore um resumo do texto e responda por que o caráter quantitativo da pesquisa de Lavoisier foi importante em seus estudos sobre o oxigênio.

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                     Data da proposição do roteiro: 22/06/2020
Período para realização:22/06/2020  à  26/06/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Como identificar os materiais por meio de suas propriedades?

Objetivos:   Identificar os materiais por meio de suas propriedades.

Habilidades - Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e ebulição;
- Realizar cálculos, estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas;
- Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular, resolver problemas e criar soluções;
- Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Roteiro de Estudo

Atividades da Semana 22/06 até 26/06

Olá caros e caras estudantes,
Postarei as aulas e atividades todas as terças-feiras!!!

1) Assistam ou revejam a aula do dia 22/06 do app CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=pqP3CXnMLdU

2) Leiam e produzam um resumo da aula, e respondam as atividades propostas.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades

Propriedades Gerais da Matéria

As propriedades gerais são características que se aplicam a qualquer matéria, independente da sua constituição.
Massa
Corresponde à quantidade de matéria de um corpo.
Volume
Corresponde ao espaço ocupado pela matéria, em qualquer estado físico.
Inércia
Corresponde à permanência da ação ou inatividade da matéria: manter-se parado ou em movimento.
Impenetrabilidade
Não há possibilidade de dois corpos ocuparem o mesmo lugar ao mesmo tempo.
Divisibilidade
A matéria poder ser dividida em diversas partes muito pequenas.
Compressibilidade
Ocorre a redução do volume da matéria, mediante a aplicação de pressão.
Elasticidade
Há o regresso do volume da matéria após a força de compressão cessar.
Indestrutibilidade
Não se pode destruir ou criar a matéria, o que ocorre são transformações.
Extensão
É a capacidade de ocupar lugar no espaço.
Descontinuidade
Existem espaços na matéria que não são visíveis a olho nu.
Exemplo: Os gases podem ser comprimidos, como acontece com o ar no pneu de um carro.

 

Propriedades Específicas da Matéria

Ao contrário das propriedades gerais, as propriedades específicas são características exclusivas de determinada matéria.
Essas características especificam e identificam com exclusividade algumas matérias, diferenciando-as das demais.

Propriedades Químicas

As propriedades químicas são obtidas através de transformação/reação química.
Combustível
Capacidade de reagir com oxigênio e liberar energia.
Oxidante
Capacidade de retirar elétrons de uma substância.
Corrosivo
Capacidade de danificar ou desgastar um material por meio de uma reação química.
Explosivo
Capacidade de expandir e liberar ondas de pressão acompanhadas de gases e calor em um curto espaço de tempo.
Efervescência
Capacidade de produzir gás e liberá-lo em meio líquido.
Fermentação
Capacidade de transformar a matéria orgânica e produzir energia.
Exemplo: Uma barra de ferro que fica à chuva e acaba por enferrujar/corroer.

 

Propriedades Físicas

As propriedades físicas não dependem de transformações, ou seja, são inerentes à matéria.
Ponto de fusão
Temperatura em que a substância muda do estado sólido para o estado líquido.
Ponto de ebulição
Temperatura em que a substância muda do estado líquido para o estado gasoso.
Densidade
É a quantidade de matéria em determinado volume.
Solubilidade
Capacidade de uma substância se dissolver, ou não, em um determinado líquido.
Condutividade elétrica
Refere-se ao caráter elétrico dos materiais, classificando-os em: condutores, semicondutores e isolantes.
Maleabilidade
Permite a moldagem de um material em finas lâminas.
Magnetismo
Propriedade de atração e repulsão de determinados metais e ímãs.
Ductibilidade
Capacidade do material suportar a deformação sem se romper.
Dureza
Resistência de um material à deformações pela aplicação de uma força.
Viscosidade
Resistência de um fluido ao escoamento.
Exemplo: Tanto um cubo de gelo flutua em um copo com água, quanto um iceberg flutua sobre o oceano devido a diferença de densidade.

EXPERIMENTO 1
Materiais e reagentes
- água destilada
- termômetro
- fonte de calor
- recipiente resistente ao calor (béquer)
Parte experimental
1) Adicione água destilada no recipiente
2) Verifique a temperatura da água antes de iniciar o aquecimento e, depois, anote o valor;
3) Aqueça a água e anote a temperatura a cada minuto;

EXPERIMENTO 2
Materiais e reagentes
- água destilada
- sal
- termômetro
- fonte de calor
- recipiente resistente ao calor (béquer)
Parte experimental
1) Adicione água destilada e sal no recipiente
2) Verifique a temperatura da mistura antes de iniciar o aquecimento e, depois, anote o valor;
3) Aqueça a água e anote a temperatura a cada minuto;

ATIVIDADE
1) Escreva qual a diferença entre ponto de fusão e ponto de ebulição?

2) Qual é a temperatura de ebulição da água?

3) Quais são as diferenças entre os estados sólidos, líquidos e gasosos?

4) No primeiro experimento, o que acontece com a temperatura depois que a água entra em ebulição?
a) aumenta, b) diminui, ou c) não sofre alteração.

5) Por que a água não entrou em ebulição à 100 oC?

6) No segundo experimento, o que acontece com a temperatura da água com sal depois que esta entra em ebulição?
a) aumenta, b) diminui, ou c) não sofre alteração.

7) Qual foi a diferença que você observou nos experimentos? O que causou essa diferença?


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                       Data da proposição do roteiro: 29/06/2020
Período para realização: 29/06/2020  à  03/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Cada um na sua.

Objetivos:  Aprofundar e identificar os materiais por meio de suas propriedades.

Habilidades - Realizar cálculos e estimativas, interpretar dados de solubilidade e densidade, assim como temperaturas de fusão e de ebulição, para identificar e diferenciar substâncias em misturas;
- Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação e outros) com base nas propriedades dos materiais;
- Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;
- Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 29/06 até 03/07

1) Assistam ou revisem a aula do CMSP ministrada no dia 29/06, e link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=htCtP3MLp0A

2) Elaborem um resumo sobre esta aula.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades

Propriedades físicas

São aquelas que podem ser medidas e observadas sem alterar a composição química da substância. Por exemplo, quando medimos a temperatura de uma amostra de água com um termômetro, ela não sofre nenhuma alteração, continua sendo água e, portanto, a temperatura é uma propriedade física da matéria. Outros exemplos são: massa, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, cor, dureza, coeficiente de solubilidade, entre outros.
As propriedades físicas podem ser subdivididas em gerais ou específicas, organolépticas e intensivas ou extensivas. Veja:

 

→ Propriedades gerais

São aquelas comuns a toda matéria. Por exemplo, se medirmos a massa de determinada amostra e descobrirmos que é igual a 200 g, isso não identifica a matéria com a qual estamos trabalhando, pois toda matéria tem massa e pode “pesar” 200 g. O volume, a temperatura e o estado físico (sólido, líquido e gasoso) também são exemplos de propriedades gerais.

 

→ Propriedades específicas

Como o próprio nome indica, são aquelas específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a substância ou o composto que está sendo analisado.
Exemplos: densidade, pontos de fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.
Imagine que temos um líquido incolor e não sabemos se é um álcool, se é um ácido, se é água ou outro. Cheirar ou beber pode ser muito perigoso, por isso, para identificar de que substância se trata, podemos medir as propriedades específicas desse líquido. Se descobrirmos que a sua densidade a 25º C e 1 atm é igual a 1,0 g/cm3, que seu ponto de fusão é 0ºC ao nível no mar e que seu ponto de ebulição é de 100ºC também ao nível do mar, então, não haverá dúvidas, trata-se da água, pois essas propriedades pertencem somente a ela e a mais nenhuma outra substância.

Solubilidade
Solubilidade é a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido.
Denomina-se soluto, os compostos químicos que se dissolvem em outra substância. O solvente é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.
dissolução química é o processo de dispersão do soluto em um solvente, dando a origem a uma solução ou mistura homogênea.
Os solutos podem ser classificados em:
Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente.
Pouco solúvel: são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.
Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.
Um princípio comum em solubilidade é: “semelhante dissolve semelhante”. Isso quer dizer que um soluto polar tende a se dissolver em um solvente polar. O mesmo é verdadeiro para substâncias apolares.

Veja alguns exemplos:
- Os hidrocarbonetos, apolares, apresentam pouca solubilidade em água, que é polar.
- O álcool (polar) é solúvel em água, mas não é solúvel em gasolina (apolar).
- A solubilidade dos sais é diferenciada. Eles podem ser classificados em: sal solúvel e sal praticamente insolúvel.

ATIVIDADES
1)   Elabore um resumo da aula proposta.

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                      Data da proposição do roteiro: 06/07/2020
Período para realização: 06/07/2020  à  10/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Lei de Lavoisier_ Continuação_Nada se perde, tudo se transforma

Objetivos:  Identificar a conservação da massa nas transformações químicas.

Habilidades - Reconhecer a conservação da massa nas transformações químicas;
- Reconhecer que, nas transformações químicas, há proporções fixas entre as massas dos reagentes e produtos.
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 06/07 até 10/07

Caro (a) estudante! Nessa semana, você vai estudar a Lei de Conservação da Massa.

1) Assista aos vídeos para aprofundar o conhecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=d-5oHTPpS9w
https://www.youtube.com/watch?v=HFNCUq4VuUY

2) Faça um resumo com os fundamentos principais da matéria.

3) Resolva as atividades propostas.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades


Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: “Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”.
Para compreender melhor a Lei de Lavoisier considere a experiência: Coloca-se 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecha-se o vidro. Na reação química que ocorre entre as duas substâncias há formação de sulfato de zinco desprendimento de hidrogênio.
A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.
Através do experimento podemos chegar à mesma conclusão que Lavoisier: Em um sistema fechado, quando duas ou mais substâncias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes. Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa, o que ocorre é a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.

Exemplo:

PARA APRENDER MAIS — Assista ao vídeo: Lei de Lavoisier/ Leis Ponderais. Brasil Escola. Produção Canal Brasil Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d-5oHTPpS9w Acesso em: 07 de maio de 2020.

ATIVIDADES
1) O cálcio reage com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais conhecido como cal virgem.
Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na tabela a seguir de forma incompleta:

Descubra os valores de x, y e z com o auxílio das Leis de Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções Constantes).

2) 100 g de calcário é colocada sob aquecimento e se decompõe em 56 g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa afirmativa está baseada na lei de qual cientista?
a) Lavoisier
b) Dalton
c) Richter
d) Gay-Lussac
e) Proust

3) Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.

4) (FUVEST-SP) Os pratos A e B de uma balança foram equilibrados com um pedaço de papel em cada prato e efetuou-se a combustão apenas do material contido no prato A. Esse procedimento foi repetido com palha de aço em lugar de papel. Após cada combustão, observou-se:


a) A e B no mesmo nível A e B no mesmo nível
b) A abaixo de B A abaixo de B
c) A acima de B A acima de B
d) A acima de B A abaixo de B
e) A abaixo de B A e B no mesmo nível

5) (FUVEST-SP) O conjunto esquematizado contém inicialmente os reagentes A e B separados. Utilizando dois conjuntos desse tipo, são realizados os experimentos 1 e 2, misturando-se A e B,
conforme descrito a seguir:

Experimento 1:
Reagente A: solução aquosa de nitrato de prata.
Reagente B: pó de cloreto de sódio.
Produtos: cloreto de prata sólido e solução aquosa de nitrato de sódio.

Experimento 2:
Reagente A: solução aquosa de cloreto de hidrogênio.
Reagente B: pó de carbonato de sódio.
Produtos: água líquida, gás carbônico e solução aquosa de cloreto de sódio.

Designando por I a massa inicial de cada conjunto (antes da mistura) e por F1 e F2 suas massas
finais (após misturar) tem-se:

a) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 = I
b) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 > I
c) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 < I
d) Experimento 1: F1 > I; experimento 2: F2 > I
e) Experimento 1: F1 < I; experimento 2: F2 < I


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                      Data da proposição do roteiro: 13/07/2020
Período para realização: 13/07/2020  à  17/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Um ou um milhão.

Objetivos:  Identificar a conservação da massa nas transformações químicas.

Habilidades: Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas e reagentes ou produtos.

Roteiro de Estudo

Atividades da semana de 13/07 até 17/07.

Caros estudantes,

1) Assistam ou revisem a aula que foi ministrada no app CMSP ontem (13/07);

2) Façam as 5 questões da avaliação.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades


AVALIAÇÃO DE QUÍMICA – 1º Ano A, B, C e D – 2º Bimestre

1) (Ceeteps-SP) A queima de uma amostra de palha de aço produz um composto pulverulento de massa:
(A) menor que a massa original da palha de aço.
(B) igual à massa original da palha de aço.
(C) maior que a massa original da palha de aço.
(D) igual à massa de oxigênio do ar que participa da reação.
(E) menor que a massa de oxigênio do ar que participa da reação.

2) (Enem-MEC) Produtos de limpeza indevidamente guardados ou manipulados estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar o banheiro: A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar. O texto destacado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:
(A) As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.
(B) Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.
(C) As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar.
(D)  Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.
(E) Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido.

3) (FEI-SP) São propriedades exclusivamente químicas:
I. Gás hidrogênio sofre combustão;
II. Fertilizantes alteram a composição química do solo e aumentam a produção agrícola;
III. Chumbo é mais denso que alumínio;
IV. A água entra em ebulição abaixo de 100 °C no topo de uma montanha. São corretas somente as afirmativas:
(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) I e II.
(D) II e IV.
(E) II e III.

4) (UFMG) Considere as seguintes reações químicas, que ocorrem em recipientes abertos, colocados sobre uma balança: I. Reação de bicarbonato de sódio com vinagre, em um copo.
 II. Queima de álcool, em vidro de relógio.
 III. Enferrujamento de um prego de ferro, colocado sobre um vidro de relógio.
 IV. Dissolução de um comprimido efervescente, em um copo com água.             
Em todos os exemplos, durante a reação química, a balança indicará uma diminuição da massa contida no recipiente, exceto em:
(A) III.
(B) IV.
(C) I.
(D) II.
(E) N.D.A. (nenhuma das alternativas anteriores)

5) (Unifor-CE) Para o cálculo da massa do produto aplicaram-se as leis ponderais de:
(A) Lavoisier e Proust.
(B) Lavoisier e Dalton.
(C) Dalton e Proust.
(D) Proust e Richter.
(E) Dalton e Richter.

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                      Data da proposição do roteiro: 20/07/2020
Período para realização: 20/07/2020  à  24/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Nada em excesso é bom!

 Objetivos: Estudar e compreender as leis de conservação da massa.

Habilidades:  
-  Saber prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um ácido forte, para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações das soluções.
- Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de reagentes ou produtos.
Roteiro de Estudo

Atividades da semana de 20/07 até 24/07.

Caros estudantes,

1) Assistam ou revisem a aula que foi ministrada no app CMSP ontem (20/07);

2) Respondam a atividade anexada.

3) Elaborem questões com dúvidas sobre a aula.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades


Lei de Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier
“Em uma reação química feita com recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”
ou
“Na natureza nada se cria, nada se forma, tudo se transforma.”
Antoine Lavoisier

Lei das Proporções Constantes ou Lei de Proust
“A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável.”
Joseph Louis Proust

ATIVIDADE
1) Analise as tabelas 2.2 e 2.3 referentes a dados obtidos em experiência na queima respectivamente do enxofre e do carvão. Responda as seguintes questões:




São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 2. p.41.

a)       Comparando a soma das massas iniciais com das finais nas tabelas 2.2 e 2.3., você afirmaria que houve conservação de massa? Justifique.
b)      Existe relação entre a quantidade de calor, a massa de reagentes e os produtos envolvidos na transformação química analisada  por meio da tabela acima?
c)       Calcule a razão entre a massa de enxofre que reagiu e a de dióxido de enxofre para cada experiência (tabela 2.2). Os valores encontrados são próximos?


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 1º A, B, C e D
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 2 aulas                                                       Data da proposição do roteiro: 27/07/2020
Período para realização: 27/07/2020  à  31/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Modelo de John Dalton – Parte I

Objetivos: Compreender e estudar os modelos atômicos, principalmente o modelo de Dalton.

Habilidades:  
-  Aplicar o modelo atômico de Dalton na interpretação das transformações químicas.

Roteiro de Estudo

Atividades da semana 27/07 até 31/07

Caros estudantes, essa é semana da SEI (Semana de Estudos Intensivos).

1) Assistam ou revisem a aula do centro de mídias (CMSP) ministrada ontem. https://www.youtube.com/watch?v=XFDGSShy9Ms

2) Vejam o vídeo sobre modelos atômicos

3) Realizem as atividades propostas.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
Atividades


“Cena de um crime”

“Cena de uma festa”

O que se observa nessa figura?
A pessoa sofreu um ataque?
A pessoa foi ferida?
A pessoa foi envenenada?
A pessoa foi morta?

O que se observa nessa figura?
A pessoa está dançando?
A pessoa está correndo?
A pessoa está parada esperando alguém?


Conclusão de “Cena de um crime”
       Todas as hipóteses que foram levantadas nesta atividade são plausíveis?
       Qual delas está certa? Por quê?
       A ideia que você tem sobre o que ocorreu em “Cena de um crime” é a realidade? É o que aconteceu de fato ou é uma teoria?

Conclusão das “Cenas”
       Podemos chegar a pequenas conclusões, mas nunca chegaremos a uma verdade, pois, como são frutos de atividades humanas, são influenciados pelas ideias vigentes à época em que foram elaborados, ou seja, dependem de seu contexto histórico e social.
       As teorias que foram levantadas são sujeitas a dúvidas e incertezas, e isso é o mesmo que se dá com os modelos explicativos e as teorias elaborados para explicar os fenômenos observados ao nosso redor.

Para que servem os modelos?
Resumo dos Modelos

Adaptado de Ville Takanen. CC BY 3.0. Wikimédia Commons, Disponível em
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Evolution_of_atomic_models_infographic.svg

Postulado de Dalton
ü  Toda matéria é composta por átomos, que são indivisíveis.
ü  Todos os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e em suas propriedades.
ü  Compostos são combinações de dois ou mais tipos diferentes de átomos.
ü  Uma reação química é um rearranjo de átomos.

ATIVIDADES

1) A imagem abaixo representa qual modelo atômico?

a) Dalton
b) Rutherford-Borh
c) Thonson
d) Lavoisier

2) Qual cientista propôs o primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?
a) Isaac Newton.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.

3) Assinale a alternativa incorreta:
a) As primeiras ideias relativas à estrutura interna dos átomos foram de Thomson.
b) No modelo atômico de Rutherford-Bohr, os elétrons que giram ao redor do núcleo não giram ao acaso, mas descrevem órbitas determinadas.
c) O modelo atômico de Dalton considerava a existência de cargas nos átomos.
d) Demócrito e Leucipo foram os primeiros a definir o conceito de matéria e átomo.

4) Os modelos atômicos descrevem alguns aspectos estruturais dos átomos. Sobre essa afirmação podemos afirmar que:
a) Os modelos atômicos foram desenvolvidos pelos cientistas gregos Leucipo e Demócrito.
b) Os principais modelos atômicos são: Modelo de Rutherford e o Modelo de Rutherford-Bohr.
c) O primeiro modelo atômico desenvolvido foi o Modelo Atômico de Rutherford.
d) Os modelos atômicos foram desenvolvidos por cientistas com o intuito de compreender melhor o átomo e a sua composição.




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