Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 08/06/2020
Período para
realização: 08/06/2020 à 12/06/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Leis ponderais, Lei de Lavoisier
Objetivos: Estudar
as leis ponderais e a conservação de massa em transformações químicas
Habilidades: Reconhecer a conservação de massa em
transformações químicas
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Roteiro
de Estudo
|
Atividades da Semana 08/06
até 12/06
Olá queridos alunos! Bem
vindos ao 2o Bimestre.
É importante que a partir de
agora todos vocês participem efetivamente das aulas não presenciais e
executem as atividades para eu poder avaliá-los da melhor maneira possível e
possa consolidar as notas de vocês. Visto que, o primeiro bimestre foi misto
entre aulas presenciais e aulas não presenciais foi possível atribuir notas
para os alunos que haviam participado das aulas presenciais.
1) Revisem a aula no youtube
que foi disponibilizada pelo centro de mídias (app CMSP) na data de 08/06. https://www.youtube.com/watch?v=JPU2oHn5leI
2) Assistam à aula do Paulo
Valim no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5uafdMk-C2Q&feature=emb_logo
3) Leiam o resumo que
preparei da matéria.
4) Faça um resumo dessa aula
com os principais tópicos.
Quem quiser pode mandar as
fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu
nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que
poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP,
aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet,
vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
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Atividades
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LEI DE
LAVOISIER
Uma das leis que transformou a química em uma ciência
A Lei de Lavoisier foi criada pelo
químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) no ano de 1785. Ela
também é conhecida como Lei de Conservação das massas e recebeu esse nome em
homenagem ao seu criador.
Para comprovar sua tese, o químico Lavoisier realizou
várias experiências em seu laboratório próprio. Para isso, ela costumava pesar
as substâncias envolvidas em uma reação química, antes e depois da reação
acontecer para chegar a um resultado.
Durante as experiências, ele percebeu que, em ambientes
fechados, a massa total da reação química permanecia inalterada. Assim, ele
concluiu que a soma total das massas dos elementos químicos envolvidas na reação (reagentes) é igual à soma
total das substâncias produzidas por essa reação (produtos).
Dessa forma, ele chegou à conclusão que deu origem a
famosa frase:
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”
Isso explica que ao reagirem, as substâncias químicas não
são perdidas. Elas se transformam mantendo as mesmas substâncias, pois, nesse
caso, os átomos são rearranjados.
Por outro lado, se os experimentos que deram origem a Lei
de Lavoisier fossem realizados em um ambiente aberto ocorreria a perda de
massa, visto que as substâncias reagiriam com o ar.
Um exemplo disso é o ferro, que ao entrar em reação com o
ar vira ferrugem. Isso acontece porque há uma variação da massa de ferro, já
que as duas massas se juntaram. Por conta disso, a Lei de Lavoisier só funciona
em locais fechados.
Lei de Lavoisier: Experimento
Para explicar melhor o proposto pela lei de Lavoisier
imagine o seguinte:
Ao adicionar 65g de zinco dentro de um vidro contendo 98g
de ácido sulfúrico e o vidro for fechado, haverá uma reação química entre as
duas substâncias, originando a formação do sulfato de zinco e o desprendimento
do hidrogênio. A massa do sulfato de zinco somada à massa do hidrogênio
desprendido atingirá o total de 163g.
Ao analisar essa reação é possível perceber que não houve
ganho e nem perda de massa. O que aconteceu foi a transformação de substâncias
reagentes em outras substâncias.
Por fim, o experimento confirma o que busca explicar a
Lei de Lavoisier: em um ambiente fechado, quando duas ou mais substâncias
reagem entre si a massa total dos produtos é igual à soma das massas dos
reagentes.
Quem foi Lavoisier?
O químico Antonie Laurente Lavoisier, considerado o mais
importante cientista da história, nasceu na França em 1743. De família rica,
embora tenha cursado direito na faculdade, a sua vocação sempre foi a área de
ciências.
Como químico, Lavoiser chegou a ocupar uma cadeira na
Academia de Ciências da França, sendo então considerado o pai da
química moderna.
Lavoisier enunciou essa lei assim: “Em
um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos
produtos”.
Lavoisier descobriu a composição da água: oxigênio e
hidrogênio. Determinou a composição de um determinado volume de ar: 78% nitrogênio,
21% oxigênio, 0,9% gás argônio, 0,03% gás carbônico e 0,07% de outros gases.
Ao mesmo tempo que realizava os seus experimentos,
Lavoisier esteve ligado à política e às ideias iluministas, por isso, foi
odiado por adeptos da Revolução Francesa. Em maio de 1794, o químico foi condenado a guilhotina e
morreu aos 50 anos.
Lei das proporções definidas
Ao longo dos anos, outros cientistas sentiram a necessidade
de confirmar o que dizia a Lei de Lavoisier. Utilizando-se de balanças menos
modernas, os testes confirmaram o que dizia o primeiro químico.
Dessa forma, surgiu a Lei das Proporções
Definidas ou Lei de Proust, criada pelo francês
Joseph Louis Proust (1754-1826) em 1801. Ele e Lavoisier focaram no estudo
sobre massas de substâncias envolvidas em reações químicas.
A Lei das Proporções Definidas diz
que:
"Uma substância composta é formada por substâncias
mais simples sempre unidas na mesma proporção em massa".
Observe um exemplo que ilustra melhor o que defende a lei
na formação do gás carbônico(CO2):
1° experiência: 6g de Carbono (C) são
combinados com 16g de Oxigênio (O), resultando em 22g de Gás Carbônico (CO2).
2° experiência: 12g de Carbono (C) são
combinados com 32g de Oxigênio (O), resultando em 44g de Gás Carbônico (CO2).
Além desse experimento, uma massa de uma molécula de água
(H2O) é de 18g, resultado da soma das massas atômicas do hidrogênio
(massa atômica 1) e do oxigênio (massa atômica 16), logo, 18g de água tem
sempre 16g de oxigênio e 2g de hidrogênio. Assim, a molécula de água está na
proporção: 1/8.
Com isso, a Lei de Proust diz que dois ou mais elementos,
ao se combinarem para formar substâncias, conservam entre si proporções definidas.
A Lei de Lavoisier e a Lei de Proust formam juntas as “Leis
Ponderais”, ambas representam o estudo mais importante da química, pois
inauguraram o nascimento da mesma como uma ciência, visto que as duas
apresentam pesquisas sobre a massa dos elementos envolvidos nas reações
químicas.
ATIVIDADE
1) Faça um resumo dessa aula com os
principais tópicos.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 15/06/2020
Período para realização:
15/06/2020 à 19/06/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Transformações Químicas e Conhecimento Científico
Objetivos: Estudar
as transformações químicas e os aspectos energéticos envolvidos.
Habilidades- Reconhecer as proporções
das transformações químicas e identificar as quantidades estequiométricas;
-
Identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em
reações de combustão;
-
Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as
massas de reagentes e produto
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Roteiro de Estudo
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Atividades da semana 15/06 até 19/06
1) Se perdeu ou queira rever a aula do CMSP do dia
15/06:
https://www.youtube.com/watch?v=V8q4tLkhpX0
2) Assista o vídeo sugerido no caderno do aluno:
https://www.youtube.com/watch?v=X33DlTMXmd0
3) Escreva um resumo da aula.
Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou
dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou
enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para
realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
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Atividades
|
Antoine Laurent Lavoisier
Antoine
Laurent Lavoisier (1743-1794) deu uma grande contribuição para estabelecer a
Química como uma ciência quantitativa ao mostrar a importância de se efetua rem
medidas exatas nas investigações experimentais. Em um de seus experimentos ele
aqueceu óxido de mercúrio e observou que este se decompunha produzindo mercúrio
metálico e um gás ao qual deu o nome de oxigênio. Não foi observada variação na
massa depois de terminada a reação em recipiente fechado.
Lavoisier
realizou muitos outros experimentos quantitativos. Ele observou que, na queima
de carbono, este se combina com oxigênio para formar dióxido de carbono (gás
carbônico). Lavoisier foi o primeiro cientista a compreender o papel do
oxigênio na combustão e, mesmo não tendo sido o descobridor desse elemento, foi
ele quem lhe atribuiu o nome de oxigênio. Publicou em 1789 o famoso Traité
Élémentaire (Tratado Elementar de Química), o primeiro livro de texto moderno
da Química. Esclareceu a designação das substâncias químicas, a química da
combustão e a conservação da matéria na transformação química. Hoje em dia,
consideramos fundamentais as ideias desenvolvidas por ele, e não devemos nos
esquecer de que essas ideias são essenciais para a ciência moderna e que, num
certo período da História, elas representaram um avanço significativo dos
esforços humanos. Baseado na definição de Boyle sobre elemento químico,
Lavoisier incluiu uma tabela com 33 elementos em seu livro Tratado Elementar de
Química. Alguns dos elementos que apareciam em sua tabela não eram realmente
elementos, porém Lavoisier foi o primeiro a utilizar nomes modernos e de certa
forma sistemáticos para os elementos químicos.
Exemplos:
Antimônio, Ferro, Fósforo, Arsênio, Chumbo, Platina, Bismuto, Manganês, Prata,
Carbono, Mercúrio, Enxofre, Cobalto, Molibdênio, Estanho, Cobre, Níquel,
Tungstênio, Ouro, Nitrogênio, Zinco, Hidrogênio e Oxigênio.
Além disso,
Lavoisier relacionou substâncias identificadas como terras e radicais. Eram
substâncias simples, de acordo com os conhecimentos da época, e diferentes dos
elementos relacionados acima; hoje sabemos que são compostos. Exemplos: CaO,
MgO, SiO2, Al2O3 (terras) e HCl, HF, B2O3
(radicais).
ATIVIDADE
1) Elabore um resumo do texto e responda por que o caráter
quantitativo da pesquisa de Lavoisier foi importante em seus estudos sobre o
oxigênio.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 22/06/2020
Período para
realização:22/06/2020 à 26/06/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Como identificar os materiais por meio de suas propriedades?
Objetivos: Identificar
os materiais por meio de suas propriedades.
Habilidades - Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas
temperaturas de fusão e ebulição;
- Realizar cálculos, estimativas e interpretar dados de solubilidade,
densidade, temperatura de fusão e ebulição para identificar e diferenciar
substâncias em misturas;
- Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular, resolver
problemas e criar soluções;
- Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias,
experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
|
Roteiro
de Estudo
|
Atividades da Semana 22/06
até 26/06
Olá caros e caras
estudantes,
Postarei as aulas e
atividades todas as terças-feiras!!!
1) Assistam ou revejam a
aula do dia 22/06 do app CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=pqP3CXnMLdU
2) Leiam e produzam um
resumo da aula, e respondam as atividades propostas.
Quem quiser pode mandar as
fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu
nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de
tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min
para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que
poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP,
aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet,
vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
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Atividades
|
Propriedades Gerais da Matéria
As propriedades gerais são características que se aplicam
a qualquer matéria, independente da sua constituição.
Massa
|
Corresponde à quantidade de
matéria de um corpo.
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Volume
|
Corresponde ao espaço
ocupado pela matéria, em qualquer estado físico.
|
Inércia
|
Corresponde à permanência da
ação ou inatividade da matéria: manter-se parado ou em movimento.
|
Impenetrabilidade
|
Não há possibilidade de dois
corpos ocuparem o mesmo lugar ao mesmo tempo.
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Divisibilidade
|
A matéria poder ser dividida
em diversas partes muito pequenas.
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Compressibilidade
|
Ocorre a redução do volume
da matéria, mediante a aplicação de pressão.
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Elasticidade
|
Há o regresso do volume da
matéria após a força de compressão cessar.
|
Indestrutibilidade
|
Não se pode destruir ou
criar a matéria, o que ocorre são transformações.
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Extensão
|
É a capacidade de ocupar
lugar no espaço.
|
Descontinuidade
|
Existem espaços na matéria
que não são visíveis a olho nu.
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Exemplo: Os gases podem ser comprimidos, como acontece
com o ar no pneu de um carro.
Propriedades Específicas da Matéria
Ao contrário das propriedades gerais, as propriedades
específicas são características exclusivas de determinada matéria.
Essas características especificam e identificam com
exclusividade algumas matérias, diferenciando-as das demais.
Propriedades
Químicas
As propriedades químicas são obtidas através de
transformação/reação química.
Combustível
|
Capacidade de reagir com
oxigênio e liberar energia.
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Oxidante
|
Capacidade de retirar
elétrons de uma substância.
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Corrosivo
|
Capacidade de danificar ou
desgastar um material por meio de uma reação química.
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Explosivo
|
Capacidade de expandir e
liberar ondas de pressão acompanhadas de gases e calor em um curto espaço de
tempo.
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Efervescência
|
Capacidade de produzir gás e
liberá-lo em meio líquido.
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Fermentação
|
Capacidade de transformar a
matéria orgânica e produzir energia.
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Exemplo: Uma barra de ferro que fica à chuva e acaba por
enferrujar/corroer.
Propriedades Físicas
As propriedades físicas não dependem de transformações,
ou seja, são inerentes à matéria.
Ponto
de fusão
|
Temperatura em que a substância
muda do estado sólido para o estado líquido.
|
Ponto
de ebulição
|
Temperatura em que a
substância muda do estado líquido para o estado gasoso.
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Densidade
|
É a quantidade de matéria em
determinado volume.
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Solubilidade
|
Capacidade de uma substância
se dissolver, ou não, em um determinado líquido.
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Condutividade
elétrica
|
Refere-se ao caráter
elétrico dos materiais, classificando-os em: condutores, semicondutores e
isolantes.
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Maleabilidade
|
Permite a moldagem de um
material em finas lâminas.
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Magnetismo
|
Propriedade de atração e
repulsão de determinados metais e ímãs.
|
Ductibilidade
|
Capacidade do material
suportar a deformação sem se romper.
|
Dureza
|
Resistência de um material à
deformações pela aplicação de uma força.
|
Viscosidade
|
Resistência de um fluido ao
escoamento.
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Exemplo: Tanto um cubo de gelo flutua em um copo com
água, quanto um iceberg flutua sobre o oceano devido a diferença de densidade.
EXPERIMENTO 1
Materiais e reagentes
- água destilada
- termômetro
- fonte de calor
- recipiente resistente ao calor (béquer)
Parte experimental
1) Adicione água destilada no recipiente
2) Verifique a temperatura da água antes de iniciar o
aquecimento e, depois, anote o valor;
3) Aqueça a água e anote a temperatura a cada minuto;
EXPERIMENTO 2
Materiais e reagentes
- água destilada
- sal
- termômetro
- fonte de calor
- recipiente resistente ao calor (béquer)
Parte experimental
1) Adicione água destilada e sal no recipiente
2) Verifique a temperatura da mistura antes de iniciar o
aquecimento e, depois, anote o valor;
3) Aqueça a água e anote a temperatura a cada minuto;
ATIVIDADE
1) Escreva qual a diferença entre
ponto de fusão e ponto de ebulição?
2) Qual é a temperatura de ebulição
da água?
3) Quais são as diferenças entre os
estados sólidos, líquidos e gasosos?
4) No primeiro experimento, o que
acontece com a temperatura depois que a água entra em ebulição?
a) aumenta, b) diminui, ou c) não sofre alteração.
5) Por que a água não entrou em
ebulição à 100 oC?
6) No segundo experimento, o que
acontece com a temperatura da água com sal depois que esta entra em ebulição?
a) aumenta, b) diminui, ou c) não sofre alteração.
7) Qual foi a diferença que você
observou nos experimentos? O que causou essa diferença?
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 2 aulas
Data da proposição do roteiro: 29/06/2020
Período para
realização: 29/06/2020 à 03/07/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Cada um na sua.
Objetivos: Aprofundar e identificar os materiais por
meio de suas propriedades.
Habilidades - Realizar cálculos e estimativas, interpretar dados de solubilidade e
densidade, assim como temperaturas de fusão e de ebulição, para identificar e
diferenciar substâncias em misturas;
- Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação,
decantação e outros) com base nas propriedades dos materiais;
- Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções;
- Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias,
experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
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Roteiro
de Estudo
|
Atividades da semana 29/06
até 03/07
1) Assistam ou revisem a
aula do CMSP ministrada no dia 29/06, e link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=htCtP3MLp0A
2) Elaborem um resumo sobre
esta aula.
Quem quiser pode mandar as
fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu
nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de
tempo: 2 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min
para ver o vídeo e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que
poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP,
aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet,
vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.
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Atividades
|
Propriedades físicas
São
aquelas que podem ser medidas e observadas sem alterar a composição química da
substância. Por exemplo, quando medimos
a temperatura de uma amostra de água com um termômetro, ela não sofre nenhuma alteração,
continua sendo água e, portanto, a temperatura é uma propriedade física da
matéria. Outros exemplos são: massa, ponto de fusão, ponto de ebulição,
densidade, cor, dureza, coeficiente de solubilidade, entre outros.
As propriedades físicas podem ser
subdivididas em gerais ou específicas, organolépticas e intensivas ou extensivas. Veja:
→ Propriedades gerais
São
aquelas comuns a toda matéria. Por
exemplo, se medirmos a massa de determinada amostra e descobrirmos que é igual
a 200 g, isso não identifica a matéria com a qual estamos trabalhando, pois
toda matéria tem massa e pode “pesar” 200 g. O volume, a temperatura e o estado
físico (sólido, líquido e gasoso) também são exemplos de propriedades gerais.
→ Propriedades específicas
Como o próprio nome indica, são aquelas
específicas para cada matéria, que podem ser usadas para identificar a
substância ou o composto que está sendo analisado.
Exemplos: densidade, pontos de
fusão e ebulição e coeficiente de solubilidade.
Imagine que temos um líquido
incolor e não sabemos se é um álcool, se é um ácido, se é água ou outro.
Cheirar ou beber pode ser muito perigoso, por isso, para identificar de que
substância se trata, podemos medir as propriedades específicas desse líquido.
Se descobrirmos que a sua densidade a 25º C e 1 atm é igual a 1,0 g/cm3,
que seu ponto de fusão é 0ºC ao nível no mar e que seu ponto de ebulição é de
100ºC também ao nível do mar, então, não haverá dúvidas, trata-se da água, pois
essas propriedades pertencem somente a ela e a mais nenhuma outra substância.
Solubilidade
Solubilidade é a propriedade física das
substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido.
Denomina-se soluto, os compostos
químicos que se dissolvem em outra substância. O solvente é a substância na qual o soluto será
dissolvido para formação de um novo produto.
A dissolução química é
o processo de dispersão do soluto em um solvente, dando a origem a uma solução
ou mistura homogênea.
Os solutos podem ser classificados em:
Solúvel: são os solutos que se dissolvem
no solvente.
Pouco solúvel:
são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.
Insolúvel:
são os solutos que não se dissolvem no solvente.
Um princípio comum em solubilidade é: “semelhante dissolve semelhante”. Isso quer dizer que um
soluto polar tende a se dissolver em um solvente polar. O mesmo é verdadeiro
para substâncias apolares.
Veja alguns exemplos:
- Os hidrocarbonetos, apolares, apresentam
pouca solubilidade em água, que é polar.
- O álcool (polar) é solúvel em água, mas não
é solúvel em gasolina (apolar).
- A solubilidade dos sais é diferenciada.
Eles podem ser classificados em: sal solúvel e sal praticamente insolúvel.
ATIVIDADES
1) Elabore um resumo da aula proposta.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas previstas:
2 aulas Data da proposição do roteiro: 06/07/2020
Período para
realização: 06/07/2020 à 10/07/2020
Objetivos da Proposta
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Conteúdo: Lei de Lavoisier_ Continuação_Nada se perde, tudo se transforma
Objetivos: Identificar a
conservação da massa nas transformações químicas.
Habilidades
- Reconhecer a
conservação da massa nas transformações químicas;
-
Reconhecer que, nas transformações químicas, há proporções fixas entre as
massas dos reagentes e produtos.
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Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 06/07 até 10/07
Caro (a) estudante! Nessa semana, você vai estudar a
Lei de Conservação da Massa.
1) Assista aos vídeos para aprofundar o conhecimento.
https://www.youtube.com/watch?v=d-5oHTPpS9w
https://www.youtube.com/watch?v=HFNCUq4VuUY
2) Faça um resumo com os fundamentos principais da
matéria.
3) Resolva as atividades propostas.
Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou
dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou
enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para
realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
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Atividades
|
Essa lei
também pode ser enunciada pela famosa frase: “Na Natureza nada se cria e nada
se perde, tudo se transforma”.
Para compreender melhor a Lei de Lavoisier considere a
experiência: Coloca-se 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido
sulfúrico e em seguida fecha-se o vidro. Na reação química que ocorre entre as
duas substâncias há formação de sulfato de zinco desprendimento de hidrogênio.
A massa do
sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.
Através do
experimento podemos chegar à mesma conclusão que Lavoisier: Em um sistema
fechado, quando duas ou mais substâncias reagem entre si, a massa total dos
produtos é igual à soma das massas dos reagentes. Durante as reações químicas
não há criação nem perda de massa, o que ocorre é a transformação das
substâncias reagentes em outras substâncias.
Exemplo:
PARA APRENDER MAIS — Assista ao vídeo: Lei de Lavoisier/ Leis Ponderais. Brasil
Escola. Produção Canal Brasil Escola. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=d-5oHTPpS9w Acesso em: 07 de maio de 2020.
ATIVIDADES
1) O cálcio reage com o oxigênio produzindo o óxido de cálcio, mais
conhecido como cal virgem.
Foram realizados dois experimentos, cujos dados estão alistados na
tabela a seguir de forma incompleta:
Descubra os valores de x, y e z com o auxílio das Leis de
Lavoisier (Lei de Conservação das Massas) e de Proust (Lei das Proporções
Constantes).
2) 100 g de calcário é colocada sob aquecimento e se decompõe em 56
g de cal viva e 44 g de gás carbônico. Essa afirmativa está baseada na lei de
qual cientista?
a) Lavoisier
b) Dalton
c) Richter
d) Gay-Lussac
e) Proust
3) Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de
magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de
36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier,
determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.
4) (FUVEST-SP) Os pratos A e B de uma balança foram equilibrados com
um pedaço de papel em cada prato e efetuou-se a combustão apenas do material
contido no prato A. Esse procedimento foi repetido com palha de aço em lugar de
papel. Após cada combustão, observou-se:
a) A e B no mesmo nível A e B no mesmo nível
b) A abaixo de B A abaixo de B
c) A acima de B A acima de B
d) A acima de B A abaixo de B
e) A abaixo de B A e B no mesmo nível
5) (FUVEST-SP) O conjunto esquematizado contém inicialmente os
reagentes A e B separados. Utilizando dois conjuntos desse tipo, são realizados
os experimentos 1 e 2, misturando-se A e B,
conforme descrito a seguir:
Experimento 1:
Reagente A: solução aquosa de nitrato de prata.
Reagente B: pó de cloreto de sódio.
Produtos: cloreto de prata sólido e solução aquosa de nitrato de
sódio.
Experimento 2:
Reagente A: solução aquosa de cloreto de hidrogênio.
Reagente B: pó de carbonato de sódio.
Produtos: água líquida, gás carbônico e solução aquosa de cloreto
de sódio.
Designando por I a massa inicial de cada conjunto (antes da
mistura) e por F1 e F2 suas massas
finais (após misturar) tem-se:
a) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 = I
b) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 > I
c) Experimento 1: F1 = I; experimento 2: F2 < I
d) Experimento 1: F1 > I; experimento 2: F2 > I
e) Experimento 1: F1 < I; experimento 2: F2 < I
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas previstas:
2 aulas Data da proposição do roteiro: 13/07/2020
Período para
realização: 13/07/2020 à 17/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Um
ou um milhão.
Objetivos: Identificar a
conservação da massa nas transformações químicas.
Habilidades: Aplicar as
leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas e
reagentes ou produtos.
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Roteiro de Estudo
|
Atividades
da semana de 13/07 até 17/07.
Caros
estudantes,
1)
Assistam ou revisem a aula que foi ministrada no app CMSP ontem (13/07);
2) Façam as 5 questões da avaliação.
Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou
dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou
enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para
realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Atividades
|
AVALIAÇÃO
DE QUÍMICA – 1º Ano A, B, C e D – 2º Bimestre
1)
(Ceeteps-SP) A queima de uma amostra de palha de aço produz um composto
pulverulento de massa:
(A)
menor que a massa original da palha de aço.
(B)
igual à massa original da palha de aço.
(C)
maior que a massa original da palha de aço.
(D)
igual à massa de oxigênio do ar que participa da reação.
(E)
menor que a massa de oxigênio do ar que participa da reação.
2)
(Enem-MEC) Produtos de limpeza indevidamente guardados ou manipulados estão
entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa
que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó
para limpar o banheiro: A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça
asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a
arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para
poder voltar a respirar. O texto destacado poderia ser reescrito, em linguagem
científica, da seguinte forma:
(A)
As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.
(B)
Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.
(C)
As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar.
(D) Com a mistura, houve transformação química
que produziu rapidamente gases tóxicos.
(E)
Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um
sólido.
3)
(FEI-SP) São propriedades exclusivamente químicas:
I. Gás hidrogênio sofre combustão;
II. Fertilizantes alteram a
composição química do solo e aumentam a produção agrícola;
III. Chumbo é mais denso que
alumínio;
IV. A água entra em ebulição
abaixo de 100 °C no topo de uma montanha. São corretas somente as
afirmativas:
(A)
I e III.
(B)
I e IV.
(C)
I e II.
(D)
II e IV.
(E)
II e III.
4)
(UFMG) Considere as seguintes reações químicas, que ocorrem em recipientes
abertos, colocados sobre uma balança: I. Reação de bicarbonato de sódio com
vinagre, em um copo.
II. Queima de álcool, em vidro de relógio.
III. Enferrujamento de um prego de ferro,
colocado sobre um vidro de relógio.
IV. Dissolução de um comprimido efervescente,
em um copo com água.
Em todos os exemplos, durante a
reação química, a balança indicará uma diminuição da massa contida no
recipiente, exceto em:
(A)
III.
(B)
IV.
(C)
I.
(D)
II.
(E)
N.D.A. (nenhuma das alternativas anteriores)
5)
(Unifor-CE) Para o cálculo da massa do produto aplicaram-se as leis ponderais
de:
(A)
Lavoisier e Proust.
(B)
Lavoisier e Dalton.
(C)
Dalton e Proust.
(D)
Proust e Richter.
(E)
Dalton e Richter.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas previstas:
2 aulas Data da proposição do roteiro: 20/07/2020
Período para
realização: 20/07/2020 à 24/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Nada em
excesso é bom!
Habilidades:
- Saber prever a quantidade (em massa, em
quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um
ácido forte, para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações
das soluções.
- Aplicar as leis de
conservação de massa e proporções fixas para prever massas de reagentes ou
produtos.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana de 20/07
até 24/07.
Caros estudantes,
1) Assistam ou revisem a aula
que foi ministrada no app CMSP ontem (20/07);
2) Respondam a atividade
anexada.
3) Elaborem questões com dúvidas
sobre a aula.
Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou
dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou
enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para
realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Atividades
|
Lei de Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier
“Em uma reação química feita com
recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas
dos produtos.”
ou
“Na natureza nada se cria, nada se
forma, tudo se transforma.”
Antoine Lavoisier
Lei das Proporções Constantes ou Lei de Proust
“A proporção em massa das
substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e
invariável.”
Joseph Louis Proust
ATIVIDADE
1) Analise as tabelas 2.2 e 2.3 referentes a dados obtidos em
experiência na queima respectivamente do enxofre e do carvão. Responda as
seguintes questões:
São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 2. p.41.
a) Comparando
a soma das massas iniciais com das finais nas tabelas 2.2 e 2.3., você
afirmaria que houve conservação de massa? Justifique.
b) Existe
relação entre a quantidade de calor, a massa de reagentes e os produtos
envolvidos na transformação química analisada
por meio da tabela acima?
c) Calcule
a razão entre a massa de enxofre que reagiu e a de dióxido de enxofre para cada
experiência (tabela 2.2). Os valores encontrados são próximos?
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
1º A, B, C e D
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas previstas:
2 aulas Data da proposição do roteiro: 27/07/2020
Período para
realização: 27/07/2020 à 31/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Modelo de John Dalton – Parte I
Objetivos: Compreender e estudar os modelos
atômicos, principalmente o modelo de Dalton.
Habilidades:
- Aplicar o modelo atômico de Dalton
na interpretação das transformações químicas.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 27/07 até 31/07
Caros estudantes, essa é semana da SEI (Semana de
Estudos Intensivos).
1) Assistam ou revisem a aula do centro de mídias
(CMSP) ministrada ontem. https://www.youtube.com/watch?v=XFDGSShy9Ms
2) Vejam o vídeo sobre modelos atômicos
3) Realizem as atividades propostas.
Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou
dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou
enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 2 aulas de 50
minutos, sendo uma aula de 50 min para ver o vídeo e uma aula de 50 min para
realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do
CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno
do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Atividades
|
“Cena
de uma festa”
|
|
O
que se observa nessa figura?
A
pessoa sofreu um ataque?
A
pessoa foi ferida?
A
pessoa foi envenenada?
A
pessoa foi morta?
|
O
que se observa nessa figura?
A
pessoa está dançando?
A
pessoa está correndo?
A
pessoa está parada esperando alguém?
|
Conclusão de “Cena de um crime”
•
Todas as hipóteses que foram levantadas nesta atividade são
plausíveis?
•
Qual delas está certa? Por quê?
•
A ideia que você tem sobre o que ocorreu em “Cena de um crime” é a
realidade? É o que aconteceu de fato ou é uma teoria?
Conclusão das “Cenas”
•
Podemos chegar a pequenas conclusões, mas nunca chegaremos a uma
verdade, pois, como são frutos de atividades humanas, são influenciados pelas
ideias vigentes à época em que foram elaborados, ou seja, dependem de seu
contexto histórico e social.
•
As teorias que foram levantadas são sujeitas a dúvidas e
incertezas, e isso é o mesmo que se dá com os modelos explicativos e as teorias
elaborados para explicar os fenômenos observados ao nosso redor.
Para
que servem os modelos?
Adaptado de Ville Takanen. CC BY
3.0. Wikimédia Commons, Disponível em
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Evolution_of_atomic_models_infographic.svg
Postulado de Dalton
ü Toda
matéria é composta por átomos, que são indivisíveis.
ü Todos
os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e em suas
propriedades.
ü Compostos
são combinações de dois ou mais tipos diferentes de átomos.
ü Uma
reação química é um rearranjo de átomos.
ATIVIDADES
a) Dalton
b) Rutherford-Borh
c) Thonson
d) Lavoisier
2) Qual cientista propôs o
primeiro modelo atômico moderno que ficou conhecido como “bola de bilhar”?
a) Isaac Newton.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.
b) Demócrito.
c) John Dalton.
d) Ernest Rutherford.
3) Assinale a alternativa
incorreta:
a) As primeiras ideias relativas à estrutura
interna dos átomos foram de Thomson.
b) No modelo atômico de Rutherford-Bohr, os elétrons que giram ao redor do núcleo não giram ao acaso, mas descrevem órbitas determinadas.
c) O modelo atômico de Dalton considerava a existência de cargas nos átomos.
d) Demócrito e Leucipo foram os primeiros a definir o conceito de matéria e átomo.
b) No modelo atômico de Rutherford-Bohr, os elétrons que giram ao redor do núcleo não giram ao acaso, mas descrevem órbitas determinadas.
c) O modelo atômico de Dalton considerava a existência de cargas nos átomos.
d) Demócrito e Leucipo foram os primeiros a definir o conceito de matéria e átomo.
4) Os modelos atômicos descrevem
alguns aspectos estruturais dos átomos. Sobre essa afirmação podemos afirmar
que:
a) Os modelos atômicos foram desenvolvidos
pelos cientistas gregos Leucipo e Demócrito.
b) Os principais modelos atômicos são: Modelo de Rutherford e o Modelo de Rutherford-Bohr.
c) O primeiro modelo atômico desenvolvido foi o Modelo Atômico de Rutherford.
d) Os modelos atômicos foram desenvolvidos por cientistas com o intuito de compreender melhor o átomo e a sua composição.
b) Os principais modelos atômicos são: Modelo de Rutherford e o Modelo de Rutherford-Bohr.
c) O primeiro modelo atômico desenvolvido foi o Modelo Atômico de Rutherford.
d) Os modelos atômicos foram desenvolvidos por cientistas com o intuito de compreender melhor o átomo e a sua composição.
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