Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas
Data da proposição do roteiro: 08/06/2020
Período para
realização: 08/06/2020 à 12/06/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Mol,
massa e massa molar
Objetivos: Compreender melhor massas molares, mol e massa.
Habilidades: Realizar cálculos envolvendo massa, massa
molar, quantidade de matéria e número de partículas
|
Roteiro
de Estudo
|
Atividades
da Semana 08/06 até 12/06
Olá
queridos alunos! Bem vindos ao 2o Bimestre.
É
importante que a partir de agora todos vocês participem efetivamente das
aulas não presenciais e executem as atividades para eu poder avaliá-los da
melhor maneira possível e possa consolidar as notas de vocês. Visto que, o
primeiro bimestre foi misto entre aulas presenciais e aulas não presenciais
foi possível atribuir notas para os alunos que haviam participado das aulas
presenciais.
1) Revisem
a aula no youtube que foi disponibilizada pelo centro de mídias (app CMSP) na
data de 08/06. https://www.youtube.com/watch?v=BI0RmQTpJ_0
2) Leiam o
resumo que preparei da matéria.
3) Faça um
resumo dessa aula com os principais tópicos. Quem quiser pode mandar as
fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu
nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de
tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min
para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno
e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que
poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
CONCEITO DE MOL
Várias
mercadorias do cotidiano são vendidas “em conjunto” ou “por atacado”.
Normalmente não se compra um ovo, mas sim uma dúzia de ovos; não se compra uma
folha de papel, mas uma resma (pacote com 500 folhas); não se compra um tijolo,
mas um milheiro de tijolos (1.000 tijolos); e assim por diante.
Na Química,
ocorre algo semelhante. O átomo é tão pequeno que é muito difícil “trabalhar”
com um único átomo. Mesmo uma dúzia ou um milheiro de átomos são quantidades
extremamente pequenas. Os químicos procuraram então uma quantidade de átomos
que pudesse ser “pesada” em balanças comuns. A escolha mais lógica foi
considerar o número (N) de átomos contidos em 12 g de carbono-12. Veja a
representação esquemática ao lado. Evidentemente, o mesmo raciocínio pode ser
feito em relação a moléculas, íons etc. Pois bem, a esse conjunto de N
partículas foi dado o nome de mol. A definição oficial de mol, de acordo com o
Sistema Internacional de Unidades (SI), é:
Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas
entidades elementares quantos átomos existem em 0,012 kg ou 12 g de
carbono-12.
|
Exemplos:
1 dúzia = 12
1 dezena = 10
1 centena = 100
1 mol = 6.1023
A palavra
mol, introduzida em 1896 na Química por Wilhelm Ostwald (1853-1932), vem do
latim mole, que significa “monte”, “amontoado” ou “quantidade”;
observamos também que foi da palavra mole que se originou molécula,
significando pequena quantidade. Mas, afinal, quanto vale esse número N que
utilizamos para chegar ao conceito de mol? Hoje sabemos que seu valor é
aproximadamente 602.000.000.000.000.000.000.000 (ou, abreviadamente, 6,02 x 1023
partículas/mol). A esse valor foi dado o nome de constante de Avogadro, em
homenagem ao químico italiano Amedeo Avogadro. Ele intuiu que esse valor seria
constante, mas somente técnicas mais modernas permitiram determinar seu valor
numérico.
Massa molar (M)
Massa molar
(M) é a massa, em gramas, de um mol da substância (ou elemento ou íon etc.).
Veja os
exemplos abaixo, lembrando que a massa atômica do Ca é 40 u, a do Na é 23 u, e
a massa molecular do CO2 é 44 u:
• massa molar do Ca M 5 40
g/mol
• massa molar do Na1 M 5 23
g/mol
• massa molar do CO2 M 5 44
g/mol
Usualmente as
quantidades das substâncias, dos elementos, dos íons etc. são dadas em gramas
(ou quilogramas ou toneladas etc.). Entretanto, todos os cálculos químicos se
simplificam se usamos as quantidades de matéria na sua unidade — mol. Torna-se
então muito importante aprendermos a transformação de gramas em mols.
ATIVIDADE
1) Faça um resumo dessa aula com os principais tópicos.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas
Data da proposição do roteiro: 15/06/2020
Período para
realização: 15/06/2020 à 19/06/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Unidades
de Concentração
Objetivos: Compreender melhor as unidades de concentração
Habilidades: Expressar e inter-relacionar as
composições de soluções;
|
Roteiro
de Estudo
|
Atividades da semana 15/06 até
19/06
1) Se perdeu ou queira rever a
aula do CMSP do dia 15/06:
2) Elabore um resumo dessa aula.
Quem quiser pode mandar as fotos,
anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e
sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de
tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min
para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno
e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que
poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
Unidades de
Concentração
Concentração de
soluções
A concentração das soluções corresponde a
quantidade de soluto presente em uma determinada quantidade de solvente.
Quando nos referimos à concentração, estamos
interessados em descobrir a relação entre a quantidade de soluto e solvente em
uma solução.
Existem diversas formas de calcular a
concentração de uma solução e diferentes unidades de medidas podem ser
utilizadas.
Tipos e formas de calcular a concentração
Concentração comum
A concentração comum é a relação estabelecida entre a
massa do soluto e o volume da solução.
Ela
é expressa através da seguinte fórmula:
C
= m / V
Onde:
C = concentração comum, em g/L
m = massa do soluto, em g
V = volume da solução, em L
C = concentração comum, em g/L
m = massa do soluto, em g
V = volume da solução, em L
Não
confunda a concentração comum com a densidade, que relaciona a massa e o volume da solução. A
densidade é calculada da seguinte forma:
d
= m / V
d
= densidade, em g/L
m = massa da solução (massa do soluto + massa do solvente), em g
v = volume da solução, em L
m = massa da solução (massa do soluto + massa do solvente), em g
v = volume da solução, em L
Concentração Molar ou Molaridade
A
concentração molar ou molaridade é a relação existente entre a massa de soluto em
número de mols e o volume de uma solução.
A
molaridade é expressa através das seguintes fórmulas:
M
= n1 / V ou M = m / M1.V
Onde:
M = molaridade, em mols/L
n1 = número de mols do soluto, em mol
m = massa de soluto, em g
M1 = massa molar, em g/mol
V = volume da solução, em L
M = molaridade, em mols/L
n1 = número de mols do soluto, em mol
m = massa de soluto, em g
M1 = massa molar, em g/mol
V = volume da solução, em L
Concentração em Título
O
título ou porcentagem em massa da solução consiste na relação entre a massa do
soluto e a massa da solução.
Ele
é expresso a partir da seguinte fórmula:
T
= m1 / m ou T = m1 / m1 + m2
Onde:
T = título
m = massa da solução, em g
m1 = massa de soluto, em g
m2 = massa de solvente, em g
T = título
m = massa da solução, em g
m1 = massa de soluto, em g
m2 = massa de solvente, em g
O
título não possui uma unidade de medida, sendo expresso, na maioria dos casos,
em porcentagem. Para isso, deve-se multiplicar por 100 o resultado
alcançado: % = 100 . T
Quando
a solução for gasosa ou apenas líquida, o título também pode ser calculado a
partir do volume da solução, substituindo os valores de massa por volume.
Porém, não é possível somar o volume de solvente e soluto.
T
= V1 / V
Partes por milhão
Em alguns casos, a massa de soluto presente na solução é
extremamente pequena, sendo inviável calcular a porcentagem.
Uma
possibilidade é calcular a quantidade de soluto, em gramas, presente em 1 000
000 (106) gramas de solução.
A
fórmula para este cálculo é a seguinte:
1
ppm = 1 parte de soluto / 106 de solução
ATIVIDADE
1) Elabore um resumo com o conteúdo
dado.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas
Data da proposição do roteiro: 22/06/2020
Período para
realização: 22/06/2020 à 26/06/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo:
Concentração de soluções
Objetivos: Aprofundamento sobre concentração de soluções
Habilidades: - Expressar e inter-relacionar
as composições de soluções (em g/L e mol/L, ppm e % em massa);
- Realizar cálculos , estimativas e interpretar dados de solubilidade,
densidade, temperatura de fusão e ebulição para identificar e diferenciar
substâncias em misturas;
- Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular, resolver
problemas e criar soluções;
- Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias,
experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
|
Roteiro
de Estudo
|
Atividades da Semana 22/06 até
26/06
Olá caros e caras estudantes,
Postarei as aulas e atividades
todas as terças-feiras!!!
1) Assistam ou revejam a aula do
dia 22/06 do app CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=8v1gFDsjrIY
2) Leiam e produzam um resumo da
aula, e respondam as atividades propostas.
Quem quiser pode mandar as fotos,
anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e
sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de
tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min
para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno
e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que
poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
Concentração de Soluções
Concentração é a relação da massa do soluto
com o volume da solução.
1) Qual a massa de suco de limão
contida no último copo?
2) Qual é a concentração do último
copo?
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas
Data da proposição do roteiro: 29/06/2020
Período para
realização: 29/06/2020 à 03/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo:
Transformações como resultantes de quebra e formação de ligações.
Objetivos: Iniciar os estudos sobre ligações químicas
moleculares (quebra e formação de ligações)
Habilidades: - Reconhecer que há energia
envolvida na quebra e na formação de ligações químicas;
- Conceituar transformações químicas como quebra e formação de ligações;
- Compreender e saber construir diagramas que representem a variação
de energia envolvida em transformações químicas;
- Fazer previsões a respeito da energia envolvida numa transformação
química, considerando a ideia de quebra e formação de ligações, além dos
valores das energias de ligação.
|
Roteiro
de Estudo
|
Atividades da semana 29/06 até
03/07
1) Assistam ou revisem a aula do
CMSP ministrada no dia 29/06, abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=uGtXSopiw9E
2) Elaborem um resumo sobre essa
aula.
Quem quiser pode mandar as fotos,
anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e
sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de
tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min
para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno
e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as
atividades.
Material que
poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
Energia de ligação
Energia necessária para o rompimento
de um mol de ligações entre um dado par de átomos, no estado gasoso.
|
Molécula de H2 (H - H)
H2(g)
=> 2 H(g)
ΔH = +102 Kcal/mol
Em moléculas como O2
e N2, em que ocorrem respectivamente ligação dupla e tripla. O valor
de ΔH obtido se refere ao calor necessário para quebrar um mol de ligações
duplas e triplas, respectivamente. Em moléculas como o CH4, que
apresenta quatro ligações simples iguais, divide-se o valor do calor gasto para
quebrar todas as ligações de um mol de moléculas e obtém-se o valor relativo a
um mol de ligações C - H.
Quanto
maior o valor da energia de ligação, mais estável é essa ligação. Além disso,
quanto maior é a energia de ligação, mais forte é a ligação, ou seja, é mais
difícil quebrá-la. Pelo contrário, ligações fracas (de energia de ligação
pequena) se quebram facilmente. Por exemplo, a água oxigenada (H-O-O-H) se
decompõe espontaneamente, pois a energia da ligação O-O é de apenas 144 kJ/mol.
Também é importante observar que, se para quebrar uma ligação gastamos energia,
no sentido inverso — isto é, quando ligamos dois átomos — a mesma energia nos
será devolvida. Essa é uma simples consequência do princípio da conservação da
energia. Já vimos que as entalpias padrão de formação das substâncias podem ser
usadas para o cálculo das variações de entalpia das reações das quais essas
substâncias participam. Analogamente, as energias de ligação também permitem
calcular as variações de entalpia das reações químicas. Como exemplo, usando
valores da tabela anterior, vamos calcular a variação de entalpia da reação:
Ora, se gastamos 838,8 kJ para
quebrar as moléculas iniciais, mas ganhamos 1.012,7 kJ na formação das
moléculas finais, sobrarão 1.012,7 - 838,8 = 173,9 kJ — liberados, em forma de
calor, no final da reação. Consequentemente, ∆ H -173,9 kJ.
É importante notar que o cálculo
das variações de entalpia de qualquer reação química pode ser efetuado a partir
das energias de todas as ligações que existem nos reagentes e produtos da
reação considerada.
ATIVIDADE
1) Elabore um resumo dessa aula.
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 06/07/2020
Período para
realização: 06/07/2020 à 10/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Modelos atômicos
Objetivos: Conhecer os principais modelos atômicos, e
estudar número de massa e número atômico.
Habilidades -
Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e
eletrosfera;
- Explicar a
estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e Bohr.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana de 06/07 até
10/10
Caros estudantes,
1) Vejam a vídeo aula abaixo,
https://www.youtube.com/watch?v=YY-e3SDWcwg
2) Façam um resumo explicativo
dessa aula;
3) Respondam as atividades
propostas.
Quem quiser pode mandar as fotos,
anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e
sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e
uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
Para que servem os modelos?
A Evolução
Atômica:
Modelo Atômico de John Dalton (1808):
Os átomos são esféricos, maciços
e indivisíveis;
Os átomos de elementos
diferentes são esféricos com massas e tamanhos diferentes.
|
|
|||||
Modelo Atômico de Thomson (1897):
Thomson
propôs o modelo do "pudim de passas", onde existiam simultaneamente cargas positivas e negativas.O átomo é uma esfera maciça, formado por um
fluido com carga positiva e com elétrons incrustados em sua superfície.
|
|
|||||
Modelo
Atômico de Rutherford (1911):
O átomo apresenta um núcleo, onde se localizam as cargas
positivas (prótons), e uma eletrosfera, onde se localizam as cargas negativas
(elétrons).
|
|
|||||
Rutherford
era um pesquisador ligado à equipe de Thomson quando realizou um experimento
que viria a mudar completamente a visão do homem a respeito do átomo. Em
1911, ele bombardeou uma finíssima lâmina de ouro (0,0001 cm) com partículas
alfa oriundas de uma amostra contendo Polônio. A área em que se realizava o
experimento era cercada por um anteparo recoberto por sulfeto de zinco, que
que cintilava ao sofrer impacto. Para espanto geral, a grande maioria das
partículas alfa disparadas contra a placa passou por ela como se não
existisse. Somente algumas passavam com desvios e algumas outras retrocediam.
Tal resultado levou Rutherford a propor que a matéria é constituída
principalmente por espaços vazios. Como as partículas alfa são positivas,
concluiu-se que os desvios e retrocessos fossem resultado da interação dessas
com o núcleo. Como estes desvios e retrocessos foram muito poucos,
concluiu-se que a matéria do átomo fosse concentrada numa região central
positiva chamada núcleo. Os prótons são as partículas que dão caráter
positivo ao núcleo. Os elétrons ou cargas negativas estariam circundando o
núcleo em número tal que possibilitasse ao átomo ser neutro. A proporção
entre as partículas que passaram sem desvio e as que passaram com desvio ou
retrocederam levaram à conclusão de que o tamanho total do átomo é de 10.000
a 100.000 vezes maior que o núcleo. A região onde circundam os elétrons é que
dá o volume do átomo recebeu o nome de eletrosfera. Os elétrons possuem
movimento de translação ao redor do núcleo e de rotação em relação ao seu
próprio eixo. O modelo de Rutherford é muito parecido com o sistema solar,
com o núcleo ocupando o lugar do sol e os elétrons, os dos planetas.
|
||||||
|
||||||
NÚMERO ATÔMICO E NÚMERO DE MASSA
Toda matéria
é formada por átomos. Os átomos são formados por prótons (p), nêutrons (n) e elétrons (e). Em qualquer átomo a quantidade de
prótons (+) é igual à de elétrons (-); portanto o átomo é um sistema eletricamente
neutro. Sendo assim, a identificação do átomo depende da quantidade de prótons
e de nêutrons.
|
Valor Relativo
|
Massa Relativa
|
Prótons
(p)
|
positivo
(+)
|
1
|
Nêutrons
(n)
|
neutro
(0)
|
1
|
Elétrons
(e)
|
negativo
(-)
|
1/1.840
|
Número
Atômico (Z)
É
representado por Z, é o número
correspondente à carga nuclear, ou seja, é o número de prótons(p) existentes no
núcleo.
Z = p p = e
Número
de Massa (A)
É
representado por A, é o número
correspondente à soma das quantidades de prótons (p) e de nêutrons (n).
A = p + n
ATIVIDADES
1) O átomo de um elemento químico possui 61
prótons, 61 elétrons e 86 nêutrons. Quais são respectivamente os números
atômico e de massa desse átomo?
a) 61 e 147.
b) 61 e 42.
c) 61 e 61.
d) 122 e 61.
e) 147 e 122.
2) (ENEM – 2017) Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da
água de cozimento sobre a chama azul do fogo, mudando-a para uma chama amarela.
Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às
substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaCI), nela
se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais.
Cientificamente, sabe-se que essa mudança de
cor da chama ocorre pela:
a) reação do gás de cozinha com o sal,
volatilizando gás cloro.
b) emissão de fótons pelo sódio, excitado por
causa da chama.
c) produção de derivado amarelo, pela reação com
o carboidrato.
d) reação do gás de cozinha com a água, formando
gás hidrogênio.
e)
excitação das
moléculas de proteínas, com formação de luz amarela.
3) Relacione as colunas:
- Partículas
alfa foram desviadas de seu trajeto devido à repulsão que o núcleo denso e
a carga positiva do metal exerceram.
- Átomos (esferas indivisíveis e
permanentes) de um elemento são idênticos em todas as suas propriedades;
aqueles de elementos diferentes têm propriedades diferentes.
- Os elétrons movem-se em órbitas, em torno
do núcleo, sem perder ou ganhar energia.
- Percebeu que o matéria possui natureza elétrica e há a presença de partículas pequenas e com carga ( Pai do elétron).
a) Bohr
b) Thomson
c)
Rutherford
d)
Dalton
4) Faça um resumo explicando os principais modelos atômicos (Dalton,
Thomson, Rutherford e Bohr).
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 13/07/2020
Período para
realização: 13/07/2020 à 17/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Os opostos se atraem: Na visão da química
Objetivos: Conhecer os principais conceitos de ligação
química.
Habilidades: - Construir o conceito de ligação química em
termos das atrações e repulsões entre
elétrons e
núcleos
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana de 13/07 até
17/07.
Caros estudantes, essa semana,
além da prova que postei ontem, também terão que realizar a atividade de
hoje.
1) Assistam ou revisem a aula que
foi ministrada no app CMSP ontem (13/07);
https://www.youtube.com/watch?v=ZGuFB_SDdds
2) Respondam a avaliação.
Quem quiser pode mandar as fotos,
anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e
sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e
uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
AVALIAÇÃO DE QUÍMICA – 2º Ano A e B – 2º Bimestre
1) (PUC-RJ) Após o preparo de um suco de fruta, verificou-se que 200 mL da solução obtida continham
58 mg de aspartame. Qual é a concentração de aspartame no suco preparado?
(A) 0,29 g/L
(B) 2,9 g/L
(C) 0,029 g/L
(D) 290 g/L
(E) 0,58 g/L
2) Transforme os valores 200 mL e 84 cm3 para litros,
assinale a alternativa com as respostas obtidas.
(A) 0,020 L e 0,840 L
(B) 0,002 L e 0,084 L
(C) 0,200 L e 0,840 L
(D) 0,200 L e 0,0084 L
(E) 0,200 L e 0,084 L
3) Calcule a
concentração comum (g/L) de uma solução que apresenta volume de 800 cm3
e tem 20g de massa do soluto?
(A) 0,025 g/L
(B) 25 g/L
(C) 100 g/L
(D) 32 g/L
(E) 0,04 g/L
4) Julgue os
itens em V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta.
I - Uma solução é dita
insaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de
soluto superior ao coeficiente de solubilidade nessa
temperatura.
II - Uma solução é dita
saturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto
dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura.
III - Uma solução saturada pode ou
não apresentar precipitado (corpo de fundo).
IV - Uma solução é dita
supersaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de
soluto dissolvido superior ao coeficiente de solubilidade da substância nessa
temperatura. A solução supersaturada é instável e a mínima perturbação do sistema
faz com que ela se torne uma solução saturada com a presença de precipitado.
(A) I – V; II – V; III – F; IV – V.
(B) I – F; II – V; III – F; IV – V.
(C) I – F; II – V; III – V; IV – V.
(D) Todos V (verdadeiros).
(E) Todos F (falsos).
5) Qual é a concentração
em quantidade de matéria de uma solução que, num volume de 600 cm3,
contém 0,30 mol de moléculas de soluto?
(A) 0,0005 0/L
(B) 0,05 mol/L
(C) 0,5 mol/L
(D) 2000 mol /L
(E) 2 mol /L
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 20/07/2020
Período para
realização: 20/07/2020 à 24/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Compartilhando elétrons.
Objetivos: Conhecer os principais conceitos de ligação química.
Habilidades: - Construir o conceito de ligação química em
termos das atrações e repulsões entre
elétrons e
núcleos.
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana de 20/07 até
24/07.
Caros estudantes,
1) Assistam ou revisem a aula que
foi ministrada no app CMSP ontem (20/07);
2) Respondam a atividade anexada.
3) Elaborem questões com dúvidas
sobre a aula.
Quem quiser pode mandar as fotos,
anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e
sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e
uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
ATIVIDADE
1) Um elemento X ao se ligar com um outro
elemento Y forma o composto cuja sua fórmula iônica é X3Y2
. Indique as alternativas abaixo que contém itens referentes ao composto
formado.
a) 2 átomos de X e 3 átomos de Y
b) 3 átomos de X
e 3 átomos de Y
Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância
Componente
Curricular: Química Ano/Série:
2º A e B
Professora: Marciana
Catanho Modalidade de ensino: ( ) E.F.
( x ) E.M.
Nº aulas
previstas: 3 aulas Data da proposição do roteiro: 27/07/2020
Período para
realização: 27/07/2020 à 31/07/2020
Objetivos da Proposta
|
Conteúdo: Como
podemos diferenciar uma ligação química: Parte I
Habilidades: - Identificar possíveis correlações entre os
modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e as propriedades
das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade,
condutibilidade e estado físico a temperatura e pressão ambientes).
|
Roteiro de Estudo
|
Atividades da semana 27/07 até 31/07
Caros estudantes, essa é semana da SEI (Semana de Estudos Intensivos).
1) Assistam ou revisem a aula do centro de mídias (CMSP) ministrada
ontem. https://www.youtube.com/watch?v=WMTMcV_mQhY
2) Realizem as atividades propostas.
Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu
nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com
Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo
uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a
atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e
uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na
TV,
aplicativo
Classroom, caderno,
Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube,
aplicativos diversos, entre outros.
|
Resumo / Atividades
|
Tabela
Periódica
Metal
+ Ametal (semimetal) = Ligação Iônica
Ametal
(semimetal) + Ametal (semimetal) = Ligação Covalente
Metal
+ Metal = Ligação Metálica
INFLUÊNCIA
DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS SOBRE AS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
O
mundo ao nosso redor é composto por uma diversidade muito grande de materiais,
capazes de realizar fenômenos imprescindíveis para a sustentação da vida.
As
propriedades dos materiais, tais como estado físico (sólido, líquido ou
gasoso), os pontos de ebulição e fusão, entre outras, devem-se, em grande
parte, devido ao tipo de ligação química que seus átomos realizam para a sua
formação. Existem três tipos básicos de ligações químicas: a iônica, a covalente e a metálica.
As propriedades principais resultantes de cada uma
dessas ligações são:
Substâncias iônicas:
- A atração entre seus íons acaba
produzindo aglomerados com formas geométricas bem definidas,
denominados retículos cristalinos;
- São sólidas na
temperatura ambiente e pressão ambiente (25 ºC e 1atm), porque a força de
atração mantém ânions firmemente ligados uns aos outros;
- Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição,
porque é necessário fornecer uma grande quantidade de energia para romper
a atração elétrica existente entre os íons.
- A maioria dessas substâncias são
sólidos quebradiços,
desestruturam-se quando sofrem algum impacto. Isso ocorre porque ao
sofrerem alguma pressão, seus íons de mesma carga se repelem,
desestruturando o cristal;
- Conduzem corrente elétrica quando
dissolvidas na água e quando fundidas;
- São polares;
O sal (cloreto de sódio – NaCl) exemplifica bem os
pontos mencionados acima, pois ele é um composto iônico formado a partir do
cátion Na+ e do ânion Cl-.
- Possuem elevada dureza, ou seja, possuem grande resistência ao
serem riscados por outros materiais.
Substâncias moleculares:
- Em condições ambientes podem ser
encontradas nos três estados
físicos: gasoso, líquido e sólido. Veja os exemplos:
-
Compostos covalentes gasosos: gases oxigênio, nitrogênio e hidrogênio;
-
Compostos covalentes líquidos: água
-
Compostos covalentes sólidos: sacarose (açúcar), grafite, diamante, enxofre
e fósforo.
- Pontos de fusão e
ebulição menores que os das substâncias iônicas;
- Podem ser polares ou apolares, depende da diferença de
eletronegatividade entre os átomos dos elementos que constituem a ligação;
- Quando puras, não conduzem corrente elétrica.
As
ligações covalentes são muito importantes para o organismo humano e para a vida
animal e vegetal, pois são por meio delas que se formam as proteínas,
aminoácidos, lipídeos, carboidratos e os outros compostos orgânicos.
Substâncias metálicas:
- A maioria dos metais é sólida em
condições ambientes. Apenas o mercúrio é encontrado na fase líquida;
- Possuem brilho metálico característico;
- São bons condutores de eletricidade e calor, tanto na fase
sólida, quanto na líquida. Por isso, eles são muito usados em fios de alta
tensão;
- Possuem densidade elevada, que é resultado das suas estruturas
compactas;
- Possuem pontos de fusão e ebulição elevados. Devido a essa
propriedade, eles são usados em locais com grandes aquecimentos, tais como
caldeiras, tachos e reatores industriais. O tungstênio (W), por exemplo, é
usado em filamentos de lâmpadas incandescentes.
- São maleáveis (deixam-se
reduzir a chapas e lâminas bastante finas) e apresentam ductibilidade (podem ser
transformados em fios);
- Apresentam alta tenacidade, suportando pressões
elevadas sem sofrer ruptura;
- Elevada resistência à
tração,
ou seja, são bastante resistentes quando se aplica sobre eles forças de
puxar e alongar.
- Em geral, são moles, mas existem exceções, tais
como o irídio e o crômio.
Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
ATIVIDADES
1)
Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma propriedade dos compostos
moleculares?
a)
Não conduzem corrente elétrica quando fundidos.
b)
Alguns são líquidos à temperatura ambiente.
c)
Alguns são gasosos à temperatura ambiente.
d)
Apresentam baixos pontos de fusão.
e)
Conduzem corrente elétrica quando se encontram no estado sólido.
2) As ligações químicas predominantes entre os átomos
dos compostos NO2, NH3 e CuI são, respectivamente:
a)
iônica, covalente e iônica
b)
covalente, covalente e iônica
c)
covalente, iônica e covalente
Nenhum comentário:
Postar um comentário