quinta-feira, 30 de julho de 2020

ATIVIDADES 2oANO - 2BIM


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                    Data da proposição do roteiro: 08/06/2020
Período para realização: 08/06/2020  à  12/06/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Mol, massa e massa molar

Objetivos:  Compreender melhor massas molares, mol e massa.

Habilidades:  Realizar cálculos envolvendo massa, massa molar, quantidade de matéria e número de partículas
Roteiro de Estudo


Atividades da Semana 08/06 até 12/06
Olá queridos alunos! Bem vindos ao 2o Bimestre.

É importante que a partir de agora todos vocês participem efetivamente das aulas não presenciais e executem as atividades para eu poder avaliá-los da melhor maneira possível e possa consolidar as notas de vocês. Visto que, o primeiro bimestre foi misto entre aulas presenciais e aulas não presenciais foi possível atribuir notas para os alunos que haviam participado das aulas presenciais.

1) Revisem a aula no youtube que foi disponibilizada pelo centro de mídias (app CMSP) na data de 08/06. https://www.youtube.com/watch?v=BI0RmQTpJ_0

2) Leiam o resumo que preparei da matéria.

3) Faça um resumo dessa aula com os principais tópicos. Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades

CONCEITO DE MOL
Várias mercadorias do cotidiano são vendidas “em conjunto” ou “por atacado”. Normalmente não se compra um ovo, mas sim uma dúzia de ovos; não se compra uma folha de papel, mas uma resma (pacote com 500 folhas); não se compra um tijolo, mas um milheiro de tijolos (1.000 tijolos); e assim por diante.


Na Química, ocorre algo semelhante. O átomo é tão pequeno que é muito difícil “trabalhar” com um único átomo. Mesmo uma dúzia ou um milheiro de átomos são quantidades extremamente pequenas. Os químicos procuraram então uma quantidade de átomos que pudesse ser “pesada” em balanças comuns. A escolha mais lógica foi considerar o número (N) de átomos contidos em 12 g de carbono-12. Veja a representação esquemática ao lado. Evidentemente, o mesmo raciocínio pode ser feito em relação a moléculas, íons etc. Pois bem, a esse conjunto de N partículas foi dado o nome de mol. A definição oficial de mol, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), é:


Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos átomos existem em 0,012 kg ou 12 g de carbono-12.

Exemplos:
1 dúzia = 12
1 dezena = 10
1 centena = 100
1 mol = 6.1023
A palavra mol, introduzida em 1896 na Química por Wilhelm Ostwald (1853-1932), vem do latim mole, que significa “monte”, “amontoado” ou “quantidade”; observamos também que foi da palavra mole que se originou molécula, significando pequena quantidade. Mas, afinal, quanto vale esse número N que utilizamos para chegar ao conceito de mol? Hoje sabemos que seu valor é aproximadamente 602.000.000.000.000.000.000.000 (ou, abreviadamente, 6,02 x 1023 partículas/mol). A esse valor foi dado o nome de constante de Avogadro, em homenagem ao químico italiano Amedeo Avogadro. Ele intuiu que esse valor seria constante, mas somente técnicas mais modernas permitiram determinar seu valor numérico.

Massa molar (M)
Massa molar (M) é a massa, em gramas, de um mol da substância (ou elemento ou íon etc.).
Veja os exemplos abaixo, lembrando que a massa atômica do Ca é 40 u, a do Na é 23 u, e a massa molecular do CO2 é 44 u:
• massa molar do Ca  M 5 40 g/mol
• massa molar do Na1  M 5 23 g/mol
• massa molar do CO2  M 5 44 g/mol
Usualmente as quantidades das substâncias, dos elementos, dos íons etc. são dadas em gramas (ou quilogramas ou toneladas etc.). Entretanto, todos os cálculos químicos se simplificam se usamos as quantidades de matéria na sua unidade — mol. Torna-se então muito importante aprendermos a transformação de gramas em mols.

ATIVIDADE
1) Faça um resumo dessa aula com os principais tópicos.

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                   Data da proposição do roteiro: 15/06/2020
Período para realização: 15/06/2020  à  19/06/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Unidades de Concentração

Objetivos:  Compreender melhor as unidades de concentração

Habilidades:  Expressar e inter-relacionar as composições de soluções;
Roteiro de Estudo


Atividades da semana 15/06 até 19/06
1) Se perdeu ou queira rever a aula do CMSP do dia 15/06:

2) Elabore um resumo dessa aula.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades

Unidades de Concentração
Concentração de soluções
A concentração das soluções corresponde a quantidade de soluto presente em uma determinada quantidade de solvente.
Quando nos referimos à concentração, estamos interessados em descobrir a relação entre a quantidade de soluto e solvente em uma solução.
Existem diversas formas de calcular a concentração de uma solução e diferentes unidades de medidas podem ser utilizadas.

Tipos e formas de calcular a concentração

Concentração comum
A concentração comum é a relação estabelecida entre a massa do soluto e o volume da solução.
Ela é expressa através da seguinte fórmula:

C = m / V

Onde:
C = concentração comum, em g/L
m = massa do soluto, em g
V = volume da solução, em L
Não confunda a concentração comum com a densidade, que relaciona a massa e o volume da solução. A densidade é calculada da seguinte forma:

d = m / V

d = densidade, em g/L
m = massa da solução (massa do soluto + massa do solvente), em g
v = volume da solução, em L

Concentração Molar ou Molaridade
A concentração molar ou molaridade é a relação existente entre a massa de soluto em número de mols e o volume de uma solução.
A molaridade é expressa através das seguintes fórmulas:

M = n1 / V ou M = m / M1.V

Onde:
M = molaridade, em mols/L
n1 = número de mols do soluto, em mol
m = massa de soluto, em g
M1 = massa molar, em g/mol
V = volume da solução, em L

Concentração em Título
O título ou porcentagem em massa da solução consiste na relação entre a massa do soluto e a massa da solução.
Ele é expresso a partir da seguinte fórmula:

T = m1 / m ou T = m1 / m1 + m2

Onde:
T = título
m = massa da solução, em g
m1 = massa de soluto, em g
m2 = massa de solvente, em g

O título não possui uma unidade de medida, sendo expresso, na maioria dos casos, em porcentagem. Para isso, deve-se multiplicar por 100 o resultado alcançado: % = 100 . T
Quando a solução for gasosa ou apenas líquida, o título também pode ser calculado a partir do volume da solução, substituindo os valores de massa por volume. Porém, não é possível somar o volume de solvente e soluto.

T = V1 / V

Partes por milhão
Em alguns casos, a massa de soluto presente na solução é extremamente pequena, sendo inviável calcular a porcentagem.
Uma possibilidade é calcular a quantidade de soluto, em gramas, presente em 1 000 000 (106) gramas de solução.
A fórmula para este cálculo é a seguinte:

1 ppm = 1 parte de soluto / 106 de solução


ATIVIDADE
1) Elabore um resumo com o conteúdo dado.


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                       Data da proposição do roteiro: 22/06/2020
Período para realização: 22/06/2020  à  26/06/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Concentração de soluções

Objetivos:  Aprofundamento sobre concentração de soluções

Habilidades:  - Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g/L e mol/L, ppm e % em massa);
- Realizar cálculos , estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas;
- Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular, resolver problemas e criar soluções;
- Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Roteiro de Estudo


Atividades da Semana 22/06 até 26/06

Olá caros e caras estudantes,
Postarei as aulas e atividades todas as terças-feiras!!!

1) Assistam ou revejam a aula do dia 22/06 do app CMSP:
https://www.youtube.com/watch?v=8v1gFDsjrIY

2) Leiam e produzam um resumo da aula, e respondam as atividades propostas.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades

Concentração de Soluções
Concentração é a relação da massa do soluto com o volume da solução.


1) Qual a massa de suco de limão contida no último copo?



2) Qual é a concentração do último copo?


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                     Data da proposição do roteiro: 29/06/2020
Período para realização: 29/06/2020  à  03/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Transformações como resultantes de quebra e formação de ligações.

Objetivos:  Iniciar os estudos sobre ligações químicas moleculares (quebra e formação de ligações)

Habilidades:  - Reconhecer que há energia envolvida na quebra e na formação de ligações químicas;
- Conceituar transformações químicas como quebra e formação de ligações;
- Compreender e saber construir diagramas que representem a variação de energia envolvida em transformações químicas;
- Fazer previsões a respeito da energia envolvida numa transformação química, considerando a ideia de quebra e formação de ligações, além dos valores das energias de ligação.
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 29/06 até 03/07

1) Assistam ou revisem a aula do CMSP ministrada no dia 29/06, abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=uGtXSopiw9E

2) Elaborem um resumo sobre essa aula.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades

Energia de ligação

Energia necessária para o rompimento de um mol de ligações entre um dado par de átomos, no estado gasoso.
Molécula de H2   (H - H)
H2(g)     =>     2 H(g)       ΔH = +102 Kcal/mol

Em moléculas como O2 e N2, em que ocorrem respectivamente ligação dupla e tripla. O valor de ΔH obtido se refere ao calor necessário para quebrar um mol de ligações duplas e triplas, respectivamente. Em moléculas como o CH4, que apresenta quatro ligações simples iguais, divide-se o valor do calor gasto para quebrar todas as ligações de um mol de moléculas e obtém-se o valor relativo a um mol de ligações C - H.
                Quanto maior o valor da energia de ligação, mais estável é essa ligação. Além disso, quanto maior é a energia de ligação, mais forte é a ligação, ou seja, é mais difícil quebrá-la. Pelo contrário, ligações fracas (de energia de ligação pequena) se quebram facilmente. Por exemplo, a água oxigenada (H-O-O-H) se decompõe espontaneamente, pois a energia da ligação O-O é de apenas 144 kJ/mol. Também é importante observar que, se para quebrar uma ligação gastamos energia, no sentido inverso — isto é, quando ligamos dois átomos — a mesma energia nos será devolvida. Essa é uma simples consequência do princípio da conservação da energia. Já vimos que as entalpias padrão de formação das substâncias podem ser usadas para o cálculo das variações de entalpia das reações das quais essas substâncias participam. Analogamente, as energias de ligação também permitem calcular as variações de entalpia das reações químicas. Como exemplo, usando valores da tabela anterior, vamos calcular a variação de entalpia da reação:

Ora, se gastamos 838,8 kJ para quebrar as moléculas iniciais, mas ganhamos 1.012,7 kJ na formação das moléculas finais, sobrarão 1.012,7 - 838,8 = 173,9 kJ — liberados, em forma de calor, no final da reação. Consequentemente, ∆ H -173,9 kJ.
É importante notar que o cálculo das variações de entalpia de qualquer reação química pode ser efetuado a partir das energias de todas as ligações que existem nos reagentes e produtos da reação considerada.

ATIVIDADE
1) Elabore um resumo dessa aula.


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                       Data da proposição do roteiro: 06/07/2020
Período para realização: 06/07/2020  à  10/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Modelos atômicos

Objetivos:  Conhecer os principais modelos atômicos, e estudar número de massa e número atômico.

Habilidades - Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera;
- Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e Bohr.
Roteiro de Estudo


Atividades da semana de 06/07 até 10/10

Caros estudantes,

1) Vejam a vídeo aula abaixo,
https://www.youtube.com/watch?v=YY-e3SDWcwg

2) Façam um resumo explicativo dessa aula;

3) Respondam as atividades propostas.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades

Para que servem os modelos?
A Evolução Atômica:
Modelo Atômico de John Dalton (1808):

Os átomos são esféricos, maciços e indivisíveis;
Os átomos de elementos diferentes são esféricos com massas e tamanhos diferentes.


Modelo Atômico de Thomson (1897):

Thomson propôs o modelo do "pudim de passas", onde existiam simultaneamente cargas positivas e negativas.O átomo é uma esfera maciça, formado por um fluido com carga positiva e com elétrons incrustados em sua superfície.


Modelo Atômico de Rutherford (1911):

O átomo apresenta um núcleo, onde se localizam as cargas positivas (prótons), e uma eletrosfera, onde se localizam as cargas negativas (elétrons).


Rutherford era um pesquisador ligado à equipe de Thomson quando realizou um experimento que viria a mudar completamente a visão do homem a respeito do átomo. Em 1911, ele bombardeou uma finíssima lâmina de ouro (0,0001 cm) com partículas alfa oriundas de uma amostra contendo Polônio. A área em que se realizava o experimento era cercada por um anteparo recoberto por sulfeto de zinco, que que cintilava ao sofrer impacto. Para espanto geral, a grande maioria das partículas alfa disparadas contra a placa passou por ela como se não existisse. Somente algumas passavam com desvios e algumas outras retrocediam. Tal resultado levou Rutherford a propor que a matéria é constituída principalmente por espaços vazios. Como as partículas alfa são positivas, concluiu-se que os desvios e retrocessos fossem resultado da interação dessas com o núcleo. Como estes desvios e retrocessos foram muito poucos, concluiu-se que a matéria do átomo fosse concentrada numa região central positiva chamada núcleo. Os prótons são as partículas que dão caráter positivo ao núcleo. Os elétrons ou cargas negativas estariam circundando o núcleo em número tal que possibilitasse ao átomo ser neutro. A proporção entre as partículas que passaram sem desvio e as que passaram com desvio ou retrocederam levaram à conclusão de que o tamanho total do átomo é de 10.000 a 100.000 vezes maior que o núcleo. A região onde circundam os elétrons é que dá o volume do átomo recebeu o nome de eletrosfera. Os elétrons possuem movimento de translação ao redor do núcleo e de rotação em relação ao seu próprio eixo. O modelo de Rutherford é muito parecido com o sistema solar, com o núcleo ocupando o lugar do sol e os elétrons, os dos planetas. 




Modelo Atômico de Bohr (1913):

Apesar de revolucionário, o modelo de Rutherford não conseguiu explicar o comportamento dos elétrons ao do núcleo. Bohr propôs que os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas circulares (camadas) que possuem uma certa quantidade de energia.
Os elétrons "pulam" para outra camada quando absorvem energia. Quando eles voltam para sua órbita de origem, o mesmo libera essa energia na forma de luz.
Camadas: K, L, M, N, O, P, Q.

NÚMERO ATÔMICO E NÚMERO DE MASSA
                Toda matéria é formada por átomos. Os átomos são formados por prótons (p), nêutrons (n) e elétrons (e). Em qualquer átomo a quantidade de prótons (+) é igual à de elétrons (-); portanto o átomo é um sistema eletricamente neutro. Sendo assim, a identificação do átomo depende da quantidade de prótons e de nêutrons.

Valor Relativo
Massa Relativa
Prótons (p)
positivo (+)
1
Nêutrons (n)
neutro (0)
1
Elétrons (e)
negativo (-)
1/1.840

Número Atômico (Z)
                É representado por Z, é o número correspondente à carga nuclear, ou seja, é o número de prótons(p) existentes no núcleo.
Z = p                     p = e
Número de Massa (A)
                É representado por A, é o número correspondente à soma das quantidades de prótons (p) e de nêutrons (n).
                                                                                              A = p + n
ATIVIDADES
1) O átomo de um elemento químico possui 61 prótons, 61 elétrons e 86 nêutrons. Quais são respectivamente os números atômico e de massa desse átomo?
a)      61 e 147.
b)      61 e 42.
c)      61 e 61.
d)      122 e 61.
e)      147 e 122.

2) (ENEM – 2017) Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul do fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaCI), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais.
Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela:
a)      reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro.
b)      emissão de fótons pelo sódio, excitado por causa da chama.
c)      produção de derivado amarelo, pela reação com o carboidrato.
d)      reação do gás de cozinha com a água, formando gás hidrogênio.
e)      excitação das moléculas de proteínas, com formação de luz amarela.

3) Relacione as colunas:
  1. Partículas alfa foram desviadas de seu trajeto devido à repulsão que o núcleo denso e a carga positiva do metal exerceram.
  2. Átomos (esferas indivisíveis e permanentes) de um elemento são idênticos em todas as suas propriedades; aqueles de elementos diferentes têm propriedades diferentes.
  3. Os elétrons movem-se em órbitas, em torno do núcleo, sem perder ou ganhar energia.
  4. Percebeu que o matéria  possui natureza elétrica e há a presença de partículas pequenas e com carga ( Pai do elétron).   
a) Bohr   
b) Thomson
c)      Rutherford
d)      Dalton

4) Faça um resumo explicando os principais modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr).

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                       Data da proposição do roteiro: 13/07/2020
Período para realização: 13/07/2020  à  17/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Os opostos se atraem: Na visão da química

Objetivos:  Conhecer os principais conceitos de ligação química.

Habilidades: -  Construir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsões entre
elétrons e núcleos
Roteiro de Estudo


Atividades da semana de 13/07 até 17/07.

Caros estudantes, essa semana, além da prova que postei ontem, também terão que realizar a atividade de hoje.

1) Assistam ou revisem a aula que foi ministrada no app CMSP ontem (13/07);
https://www.youtube.com/watch?v=ZGuFB_SDdds

2) Respondam a avaliação.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades


AVALIAÇÃO DE QUÍMICA – 2º Ano A e B – 2º Bimestre
1) (PUC-RJ) Após o preparo de um suco de fruta, verificou-se que 200 mL da solução obtida continham 58 mg de aspartame. Qual é a concentração de aspartame no suco preparado?      
(A) 0,29 g/L    
(B) 2,9 g/L      
(C) 0,029 g/L  
(D) 290 g/L                                        
(E) 0,58 g/L    

2) Transforme os valores 200 mL e 84 cm3 para litros, assinale a alternativa com as respostas obtidas.
(A) 0,020 L e 0,840 L
(B) 0,002 L e 0,084 L
(C) 0,200 L e 0,840 L
(D) 0,200 L e 0,0084 L
(E) 0,200 L e 0,084 L

3) Calcule a concentração comum (g/L) de uma solução que apresenta volume de 800 cm3 e tem 20g de massa do soluto?
(A) 0,025 g/L
(B) 25 g/L
(C) 100 g/L
(D) 32 g/L
(E) 0,04 g/L

4) Julgue os itens em V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta.
I - Uma solução é dita insaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto superior ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura. 
II - Uma solução é dita saturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura.
III - Uma solução saturada pode ou não apresentar precipitado (corpo de fundo).
IV - Uma solução é dita supersaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido superior ao coeficiente de solubilidade da substância nessa temperatura. A solução supersaturada é instável e a mínima perturbação do sistema faz com que ela se torne uma solução saturada com a presença de precipitado.
(A) I – V; II – V; III – F; IV – V.
(B) I – F; II – V; III – F; IV – V.
(C) I – F; II – V; III – V; IV – V.
(D) Todos V (verdadeiros).
(E) Todos F (falsos).

5) Qual é a concentração em quantidade de matéria de uma solução que, num volume de 600 cm3, contém 0,30 mol de moléculas de soluto?
(A) 0,0005 0/L
(B) 0,05 mol/L
(C) 0,5 mol/L
(D) 2000 mol /L
(E) 2 mol /L

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                     Data da proposição do roteiro: 20/07/2020
Período para realização: 20/07/2020  à  24/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Compartilhando elétrons.

Objetivos:  Conhecer os principais conceitos de ligação química.

Habilidades: -  Construir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsões entre
elétrons e núcleos.
Roteiro de Estudo


Atividades da semana de 20/07 até 24/07.

Caros estudantes,

1) Assistam ou revisem a aula que foi ministrada no app CMSP ontem (20/07);

2) Respondam a atividade anexada.

3) Elaborem questões com dúvidas sobre a aula.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades

  


ATIVIDADE
1) Um elemento X ao se ligar com um outro elemento Y forma o composto cuja sua fórmula iônica é X3Y2 . Indique as alternativas abaixo que contém itens referentes ao composto formado.
a) 2 átomos de X e 3 átomos de Y
b) 3 átomos de X e 3 átomos de Y

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                     Data da proposição do roteiro: 27/07/2020
Período para realização: 27/07/2020  à  31/07/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Como podemos diferenciar uma ligação química: Parte I

 Objetivos:  Saber diferenciar os tipos de ligação química.

Habilidades: - Identificar possíveis correlações entre os modelos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e as propriedades das substâncias (temperatura de fusão e de ebulição, solubilidade, condutibilidade e estado físico a temperatura e pressão ambientes).
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 27/07 até 31/07

Caros estudantes, essa é semana da SEI (Semana de Estudos Intensivos).

1) Assistam ou revisem a aula do centro de mídias (CMSP) ministrada ontem. https://www.youtube.com/watch?v=WMTMcV_mQhY

2) Realizem as atividades propostas.

Quem quiser pode mandar as fotos, anotações e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades



Tabela Periódica
Metal + Ametal (semimetal) = Ligação Iônica
Ametal (semimetal) + Ametal (semimetal) = Ligação Covalente
Metal + Metal = Ligação Metálica

INFLUÊNCIA DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS SOBRE AS PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
O mundo ao nosso redor é composto por uma diversidade muito grande de materiais, capazes de realizar fenômenos imprescindíveis para a sustentação da vida.
As propriedades dos materiais, tais como estado físico (sólido, líquido ou gasoso), os pontos de ebulição e fusão, entre outras, devem-se, em grande parte, devido ao tipo de ligação química que seus átomos realizam para a sua formação. Existem três tipos básicos de ligações químicas: a iônica, a covalente e a metálica.
As propriedades principais resultantes de cada uma dessas ligações são:

Substâncias iônicas:
  • A atração entre seus íons acaba produzindo aglomerados com formas geométricas bem definidas, denominados retículos cristalinos;
  • São sólidas na temperatura ambiente e pressão ambiente (25 ºC e 1atm), porque a força de atração mantém ânions firmemente ligados uns aos outros;
  • Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição, porque é necessário fornecer uma grande quantidade de energia para romper a atração elétrica existente entre os íons.
  • A maioria dessas substâncias são sólidos quebradiços, desestruturam-se quando sofrem algum impacto. Isso ocorre porque ao sofrerem alguma pressão, seus íons de mesma carga se repelem, desestruturando o cristal;
  • Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas;
  • São polares;
O sal (cloreto de sódio – NaCl) exemplifica bem os pontos mencionados acima, pois ele é um composto iônico formado a partir do cátion Na+ e do ânion  Cl-.
  • Possuem elevada dureza, ou seja, possuem grande resistência ao serem riscados por outros materiais.

Substâncias moleculares:
  • Em condições ambientes podem ser encontradas nos três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. Veja os exemplos:
- Compostos covalentes gasosos: gases oxigênio, nitrogênio e hidrogênio;
- Compostos covalentes líquidos: água
- Compostos covalentes sólidos: sacarose (açúcar), grafite, diamante, enxofre e fósforo.

  • Pontos de fusão e ebulição menores que os das substâncias iônicas;
  • Podem ser polares ou apolares, depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos dos elementos que constituem a ligação;
  • Quando puras, não conduzem corrente elétrica.
As ligações covalentes são muito importantes para o organismo humano e para a vida animal e vegetal, pois são por meio delas que se formam as proteínas, aminoácidos, lipídeos, carboidratos e os outros compostos orgânicos.

Substâncias metálicas:
  • A maioria dos metais é sólida em condições ambientes. Apenas o mercúrio é encontrado na fase líquida;
  • Possuem brilho metálico característico;
  • São bons condutores de eletricidade e calor, tanto na fase sólida, quanto na líquida. Por isso, eles são muito usados em fios de alta tensão;
  • Possuem densidade elevada, que é resultado das suas estruturas compactas;
  • Possuem pontos de fusão e ebulição elevados. Devido a essa propriedade, eles são usados em locais com grandes aquecimentos, tais como caldeiras, tachos e reatores industriais. O tungstênio (W), por exemplo, é usado em filamentos de lâmpadas incandescentes.
  • São maleáveis (deixam-se reduzir a chapas e lâminas bastante finas) e apresentam ductibilidade (podem ser transformados em fios);
  • Apresentam alta tenacidade, suportando pressões elevadas sem sofrer ruptura;
  • Elevada resistência à tração, ou seja, são bastante resistentes quando se aplica sobre eles forças de puxar e alongar.
  • Em geral, são moles, mas existem exceções, tais como o irídio e o crômio.
Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

ATIVIDADES
1) Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma propriedade dos compostos moleculares?
a) Não conduzem corrente elétrica quando fundidos.
b) Alguns são líquidos à temperatura ambiente.
c) Alguns são gasosos à temperatura ambiente.
d) Apresentam baixos pontos de fusão.
e) Conduzem corrente elétrica quando se encontram no estado sólido.

2) As ligações químicas predominantes entre os átomos dos compostos NO2, NH3 e CuI são, respectivamente:
a)      iônica, covalente e iônica
b)      covalente, covalente e iônica
c)      covalente, iônica e covalente


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