quarta-feira, 29 de julho de 2020

ATIVIDADES 2o ANO - 1 BIM


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 23/03/2020
Período para realização: 23/03/2020  à  27/03/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Concentração de Soluções

Objetivos:  Conhecer e estudar a concentração de soluções

Habilidades: -Reconhecer as unidades de concentração expressas em g/L, % em massa, em volume e em mol/L;
 -Preparar soluções a partir de informações de massas, quantidade de matéria e volumes e a partir de outras soluções mais concentradas;
- Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g.L–1 e mol.L –1, ppm e % em massa);
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 23/03 até 27/03



Realize a atividade 5 da apostila do caderno do aluno, p. 35

Assista a aula do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0FiaUwO5MDg

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.



Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 27/04/2020
Período para realização: 27/04/2020  à  01/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Qualidade e Tratamento da Água

Objetivos:  Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH.

Habilidades: Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 27/04 até 01/05

1) Revisem a matéria já explicada e dada em sala de aula do caderno do aluno, p. 31

2) Assistam ao vídeo sobre o tratamento de água abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=cWBSF0VyiMI

3) Elaborem um resumo sobre o vídeo e a aula revisada.

4) Enviem, ou por aqui, ou no meu e-mail, não esqueçam de colocar nome e série. professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.



Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 04/05/2020
Período para realização: 04/05/2020  à  08/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Potencial Hidrogeniônico (pH)

Objetivos:  Tratamento de água e cálculos de pH

Habilidades: - Realizar cálculos de pH referente ao tratamento da água.
- Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre
o seu tratamento e consumo.

Roteiro de Estudo

Atividades da semana 04/05 até 08/05

Retomada das aulas de química, sobre o conteúdo de
pH que estava sendo desenvolvido em sala de aula, para os alunos relembrarem, retomarem e aprimorarem o aprendizado....

1) Para os alunos olharem o caderno para relembrar o conteúdo de pH.

2) Assistirem a vídeo aula abaixo no youtube
https://www.youtube.com/watch?v=IwHmoHfWj60

3) Verificarem o resumo que disponibilizei anexado;

4) Elaborarem um resumo a partir dos itens 1, 2 e 3

5) Resolverem os exercícios dado no resumo;

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.



Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 11/05/2020
Período para realização: 11/05/2020  à  15/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Tratamento da Água (retomada)

Objetivos:  Tratamento de água por filtração, flotação, cloração e correção de pH.

Habilidades: -  Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano.
- Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre
o seu tratamento e consumo.

Roteiro de Estudo

Semana (11/05 a 15/05)

Olá galera!!!
- Essa semana iremos retomar o conteúdo sobre tratamento da água!!!
- Já estudamos em sala de aula (presencial), já estudamos aqui no Classroom, agora como estão passando no CMSP (aplicativo do centro de mídias), vou aproveitar para vocês revisarem a matéria e executarem uma avaliação sobre ela.

1) Quem já assistiu a aula do dia 11/05 no cmsp pode rever a aula no youtube (abaixo), quem perdeu pode vê-la aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=FV4v9eS5dEU

2) Preparei um roteiro para vocês se guiarem, um resumo da aula,

3) Respondam as atividades

Quem quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades


RESUMO
Processo de tratamento de água
A água tratada que é consumida nas casas passa por um longo percurso antes de despontar na boca da torneira. Nas cidades que contam com uma rede de abastecimento adequada, a água é captada nos mananciais e submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção, para só então ser distribuída para as residências.
A realização de um processo de tratamento desde a captação em rios, lagos ou poços é fundamental, principalmente para a saúde da população. Isso porque, com frequência, a água dos mananciais está contaminada por vírus, bactérias e impurezas capazes de disseminar inúmeras doenças, que vão desde cólera até gastroenterite.
O ideal é que o ciclo de saneamento não pare no abastecimento. Nas cidades que já contam com rede de esgoto, os resíduos da água que foi utilizada em casas e residências escoam para uma rede de coleta e depois para a estação de tratamento de esgoto, onde passam por novas etapas de higienização e podem ser lançados de volta ao ambiente sem causar danos à natureza.
Hoje, estima-se que 83,3% da população brasileira já tenha acesso à água tratada. O desafio está em universalizar essa oferta e também os serviços de esgoto, que ainda se restringem a 51,92% das pessoas.

Captação em poços x mananciais
Cada município adota diferentes técnicas para realizar o seu tratamento de água, de acordo com as características e necessidades específicas de sua rede de abastecimento. Quando a captação acontece em poços, o tratamento é mais simplificado, com a adição de flúor, para prevenção à cárie, e de cloro, para destruir microorganismos causadores de doenças.
Nos casos em que a captação é realizada em rios e lagos, o mais frequente é que a água seja direcionada para uma estação de tratamento de água (ETA). Por aqui, nós reunimos algumas etapas mais frequentes dentro do funcionamento de uma ETA, para que você conheça pelo menos um pedaço do caminho que a água faz até chegar à sua casa.

Circuito de tratamento de água
1. Captação
A água é captada em rios e mananciais, ainda com resquícios de sujeira e bactérias.
2.Adução
Por meio de bombas, leva a água captada até a ETA.
3.Coagulação
Consiste na adição de sulfato de alumínio à água captada. Esse produto favorece a união das partículas e impurezas da água, facilitando a remoção na decantação
4. Floculação
Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.
5. Decantação
Nos tanques de decantação, os flocos de impureza afundam e são separados do restante do líquido.
6. Filtragem
Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão promovem a completa remoção dos últimos flocos de resíduos.
7. Desinfecção
Água recebe adição de cloro, flúor e controle do pH.
8. Reservação
A água filtrada e tratada na ETA é armazenada em reservatórios para ser distribuída para a cidade.
Manter sua casa ligada à rede de abastecimento da sua cidade é uma boa forma de garantir a qualidade da água que será consumida pela sua família.

ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Podemos beber a àgua do Rio Tietê?

2) Como fazer com que a água poluída dos rios se torne própria para o consumo?

3) O que é necessário fazer para obter água limpa para o consumo?

4) Como construir uma estação de tratamento de água na escola?

5) Lembrando do experimento do filtro do tratamento de água responda:
a)    Qual a coloração da água que saiu do filtro?
b)    A água que saiu do experimento é potável? Podemos beber?

6) Qual a diferença entre água potável e água pura?

7) Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?

8) Por que se adiciona o óxido de cálcio e o sulfato de alumínio no tratamento da água?
a) Quais desses reagentes irá interagir com as impurezas, na etapa da floculação do tratamento de água?

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                        Data da proposição do roteiro: 18/05/2020
Período para realização: 18/05/2020  à  22/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Concentração de Soluções 2

Objetivos:  Estudar as Concentrações das soluções

Habilidades: - Expressar e inter-relacionar as composições de soluções (em g/L e mol/L, ppm e % em massa);
Roteiro de Estudo

Atividades da semana 18/05 até 22/05

Olá queridos alunos!
Continuando com o assunto sobre concentração de soluções, essa semana vamos retomar esse conteúdo e continuar os estudos.

1) Quem assistiu a aula de química no CMSP ou pela TV (dia 18/05) pode revê-la aqui, e quem perdeu também pode assisti-la no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=P6xGJoULepE

2) Preparei um roteiro para vocês se guiarem, um resumo da aula.

3) Façam um resumo da aula em seu caderno e respondam as atividades propostas abaixo.

Quem quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.

Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.


Resumo / Atividades


RESUMO
1. Tipos de soluções
Solução é qualquer mistura homogênea.

As soluções podem ser: líquidas (mais comuns): água potável; sólidas: ligas metálicas; ou gasosas: ar atmosférico.

Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:

• Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
• Solvente é a substância que dissolve o soluto.

Classificação das soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções em:

• soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade;

• soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade;

• soluções supersaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade (são soluções instáveis).

Concentração de uma solução

Existem formas diferentes para mostrarmos a relação entre as quantidades de soluto e de solvente numa solução. Vamos ver as mais importantes.

Soluto à índice 1: m1 (massa do soluto), V1(volume do soluto), etc.
Solvente à índice 2: m2 (massa do solvente), V2(volume do solvente), etc.
Solução à sem índice: m (massa da solução), V (volume da solução), etc.
m = m1 + m2

V = V1 + V2

n = n1 + n2

n = m / V
Concentração comum (C)
Relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros:


m1 = massa do soluto (medido em gramas, g)
V = volume da solução (medido em litros, L)
C = concentração (g/L).
A unidade é g/L, mas mg/L também é usada.

Densidade absoluta (ou massa específica)
m = massa da solução (medido em gramas, g)
V = volume da solução (medido em litros, L ou mililitros, mL)
d = densidade da solução (g/mL ou g/L).

Título (ou concentração em massa por massa)
m1 = massa do soluto (medido em gramas, g)
m2 = massa do solvente (medido em gramas, g)
m = massa da solução (medido em gramas, g)
T = Título ou conc. em massa por massa

ATIVIDADES AVALIATIVAS
1) Qual a concentração, em g/L, de uma solução resultante da dissolução de 50g de NaCl para um volume final de 200mL?

2) Qual o volume final que deve ter uma solução para que tenha concentração igual a 10g/L a partir de 25g de soluto?

3) Calcule a concentração em g/L de uma solução que apresenta volume de 800 cm3 e contém 20g de soluto? Dado 1cm3= 1mL = 10-3L ou
1L= 1000mL = 1000 cm3

4) São dissolvidos 400 g de cloreto de sódio (NaCl) em água suficiente para 2 L de solução. Qual é a concentração em g/L dessa solução?

5) A concentração (g/L) de uma solução é de 20g/L. Determine o volume dessa solução, sabendo que ela contém 75 g de soluto.

6) Calcule a concentração em g/L de uma solução que apresenta volume de 200 cm3 e contém 80g de soluto.


(ITA) O gráfico abaixo será usado na resolução dos dois exercícios seguintes:
7) A menor quantidade de água a 20 °C para dissolver 45 g de Ce2(SO4)3 é:
a) 125 g
b) 200 g
c) 100 g
d) 225 g
e) 250 g

8) Assinale a conclusão falsa.
a) Se dissolvermos 150 g de NH4Cl em 300 g de água a 30 °C, obteremos solução saturada, sobrando 30 g do sal não dissolvido.
b) 80 g de NH4Cl saturam 200 g de água a 30 ºC.
c) Podemos dizer que, na faixa de 0 - 100 ºC, a solubilidade do NaCl em água cresce muito pouco com a temperatura.
d) O menos solúvel destes sais é o NaNO3.
e) Se 20 g de Ce2(SO4)3 forem dissolvidos em 100 g de H2O gelada, no aquecimento acima de 20 °C, começará a precipitar sal.

9) Prepara-se uma solução dissolvendo-se 8g de sacarose em 192g de água. Qual é o título dessa solução? E título em porcentagem?

10) Qual é a massa de 2cm3 de ferro, sabendo que a densidade absoluta do ferro é de 7,86 g/cm3?


Roteiro de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes
na modalidade à distância

Componente Curricular: Química                                                                            Ano/Série: 2º A e B
Professora: Marciana Catanho                                                  Modalidade de ensino: (    ) E.F.    ( x ) E.M.
Nº aulas previstas: 3 aulas                                                       Data da proposição do roteiro: 26/05/2020
Período para realização: 26/05/2020  à  29/05/2020 
Objetivos da Proposta

Conteúdo: Concentração de Soluções 3

Objetivos:  Compreender melhor massas moleculares e massas molares.

Habilidades:  Expressar e inter-relacionar as composições de soluções;

Roteiro de Estudo

Atividades da Semana 26/05 até 29/05

1) Assistam ao vídeo da aula no youtube;
https://www.youtube.com/watch?v=Qc8cVPSHV8Y

2) Vejam o resumo que preparei para vocês e façam o seu resumo no caderno, lembrando que essa aula já foi iniciada presencialmente;

3) Resolvam as atividades dadas;

Quem quiser pode mandar as respostas e/ou dúvidas pelo meu e-mail, não esqueça de colocar o seu nome e sua série. Ou enviem as respostas por aqui pelo Classroom.
professoramarciana2020@gmail.com

Estimativa de tempo: 3 aulas de 50 minutos, sendo uma aula de 50 min para verem o vídeo, uma aula de 50 min para retomarem a atividade no caderno e no resumo dado e para fazerem seus próprios resumos e  uma aula de 50 min para realizarem as atividades.
Material que poderão consultar e utilizar: aplicativo do CMSP, aulas na TV, aplicativo Classroom, caderno, Caderno do Aluno, livro didático, pesquisar na internet, vídeos no Youtube, aplicativos diversos, entre outros.

Resumo / Atividades

Massa Molecular
            É a massa de uma molécula medida em u (ou u.m.a.).
            Massa molecular ð soma das massas atômicas de todos os átomos que formam a molécula.
            Ex: C6H12O6 ðC =12u, H = 1u, O = 16u
                        MM = (6x12u + 12x1u + 6x16u) = 180u

Massa Molar (de um elemento e de uma substância)
átomos
M.A.
Massa Molar
n.º átomos
C
12 u
12g/mol
6,02 . 1023
Na
23 u
23g/mol
6,02 . 1023
N
14 u
14g/mol
6,02 . 1023

moléculas
M.A.
Massa Molar
n.º moléculas
CO2
44 u
44g/mol
6,02 . 1023
H2O
18 u
18g/mol
6,02 . 1023

Atividades Avaliativas
1) Calcule a massa molar das substâncias abaixo, veja a massa atômica dos elementos na tabela periódica abaixo.
a) água - H2O
b) eteno - C2H4
c) ácido sulfúrico - H2SO4
d) cloreto de sódio - NaCl
e) sulfato de sódio - Na2SO4
f) hidróxido de potássio - KOH
g) nitrato de sódio - NaNO3
h) gás carbônico - CO2
i) hidróxido de sódio - NaOH
j) amônia - NH3
k) peróxido de hidrogênio - H2O2
l) sacarose - C12H22O11
m) nitrato de potássio - KNO3
n) ácido carbônico - H2CO3
o) perclorato de potássio - KClO3
p) cloreto de cálcio - CaCl2
q) nitrato de bário - Ba(NO3)2
r) sufito de bismuto - Bi2(SO3)3
s) ácido clorídrico - HCl
t) ácido cloroso - HCO2
u) fosfato de cálcio – Ca3(PO4)2

 




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